• 23/03/2017
  • 0 Comentários
  • POR Polifrete

Frota Própria

 Como já adiantamos em post anterior, hoje a equipe do Blog Polifrete irá falar sobre a Frota Própria e lhe orientar sobre a escolha entre a Frota Terceirizada ou Frota Própria, de acordo com as necessidades e atividades específicas de cada empresa.

Muitas empresas optam pela Frota Própria, por causa da necessidade de garantir um serviço de alto nível de qualidade para o cliente, que muita das vezes não é atingido quando se usa o transporte terceirizado.

Para as empresas a Frota Própria garante uma maior confiabilidade, ou seja, a garantia de um serviço eficaz para o cliente devido à gestão direta da equipe e da frota, além de uma maior autonomia nas tomadas de decisões a respeito das entregas.

Este modelo ainda é adotado por diversas empresas, pelo fato delas transportarem produtos com alto valor agregado, exigindo um treinamento específico da equipe, para o manuseio da carga. Neste caso, o custo mais elevado para manter a Frota Própria é válido, visto que, garante a integridade dos produtos.

Indústrias que precisam transportar produtos de alto valor, ministram treinamentos com os funcionários para prepará-los para as possíveis situações de risco, para se proteger do alto índice de assaltos a caminhões com este tipo de carga.

Entretanto, a utilização de Frota Própria, tende a se tornar mais onerosa para a empresa, devido aos custos que ela tem que investir em manutenção e constante renovação da frota, pagamento de licenças, impostos e pedágios, além dos gastos com pagamentos de funcionários e encargos sociais.

Então como decidir entre ter a frota própria ou contratar uma frota terceirizada?

Ambas as opções de frotas, a própria e a terceirizada, possuem os prós e contras, então não se pode dizer se uma é melhor ou pior que a outra.

Considerando as inúmeras rotas e os diferentes tipos de clientes e produtos, a estratégia logística pode acontecer de forma segmentada, ou seja, pode ser utilizada mais de uma política de frete, mesclando de acordo com cada situação para garantir uma redução de custos e melhorar a qualidade no serviço oferecido.

Analisar com detalhes a logística da empresa para verificar onde, quando e como é mais vantajoso manter frota própria ou terceirizar, é bastante interessante e comprova que a logística deve ser uma área bem planejada por profissionais capacitados para que se garanta o bom funcionamento de todo o processo da cadeia de suprimentos.

Caso queira saber mais sobre logística, receba grátis um e-book Polifrete e fique por dentro do assunto;

 

eBook-Logistica-Brasil

 Para estar sempre informado, sobre fretes, transporte e logística continue acompanhando o Blog Polifrete, curta a nossa página no Facebook e siga – nos também no Twitter

Outras redes:

GooglePlus

Youtube

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.