• 15/03/2017
  • 0 Comentários
  • POR Polifrete

Transporte Logístico Terceirizado

 

Setor fundamental para o bom funcionamento da logística é o de transporte das mercadorias de uma empresa, possuindo grande importância na garantia da satisfação dos clientes. Por isso, as decisões a respeito das estratégias no processo de entregas devem ser muito bem estudadas para que todo o processo seja otimizado.

Ainda novo no Brasil, o mercado de empresas que terceirizam a logística de outras companhias está ganhando cada dia mais adeptos, mas mesmo assim, ainda há empresas que preferem manter o controle sobre o estoque e o transporte de seus produtos.

Embora seja tendência, a terceirização ainda não é unanimidade na logística brasileira e a decisão entre uma operação própria ou terceirizada é tomada verificando cada caso. Para empresas que trabalham com produtos de baixo valor agregado, terceirizar o transporte representa quase sempre um ganho imediato, possibilitando-as otimizar gastos e se concentrarem em sua atividade principal.

Diante deste cenário o Blog Polifrete destaca hoje, as vantagens da terceirização na logística, e esperamos auxiliá-los na decisão de trabalhar com um frota própria ou terceirizada.

As maiores vantagens de terceirizar a frota são o maior controle dos custos (que são preestabelecidos nos contratos com as transportadoras) e a redução da quantidade de pessoas necessárias na equipe de transportes, que passa a ser de responsabilidade da empresa contratada, o que contribui na redução dos gastos com salários e encargos sociais.

As empresas terceirizadas, por serem especializadas na prestação de serviço de fretes, muitas vezes oferecem um serviço mais profissional, sendo mais capacitados para desenvolver soluções inovadoras, capazes de otimizar todo o processo e garantir ganhos em produtividade.

Além disso, quando se terceiriza o transporte, a possibilidade de haver espaços ociosos dentro de contêineres é muito menor. Isso acontece porque, como trabalham para várias empresas, as transportadoras geralmente carregam vários tipos de produtos que fazem com que os caminhões operem sempre na capacidade máxima, porém é importante certificar de que a transportadora contratada não irá misturar itens incompatíveis como defensivos agrícolas com remédios ou comida, por exemplo.

Com esse tipo de risco afastado, a terceirização traz mais vantagens para as empresas, visto que, não terão custos na aquisição de novos caminhões e suas depreciações.

Fator de otimização de gastos são também com os softwares de gerenciamento de armazéns, que geralmente demandam um investimento alto. Empresas terceirizadas dilui o custo de aquisição desses softwares entre seus clientes, enquanto que uma empresa com logística própria tem que arcar com tudo sozinha.

Essas facilidades permitem que o empresário se dedique mais ao próprio nicho de mercado de sua empresa, ao invés de ter que lidar com a logística no dia a dia.

Nos post’s adiante iremos falar sobre a Frota Própria! Continue nos acompanhando!

Para se manter sempre atualizado, sobre fretes, transporte e logística curta a página do Polifrete no Facebook e siga – nos no Twitter! (Inserir links das redes).

 

Outras redes:

GooglePlus

Youtube

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *