A empresa que trabalha com vendas de produtos precisa de um estoque e, para armazenar todos os itens corretamente, é preciso uma instalação adequada. É aí que entram os galpões. Alugar um galpão logísticos é a principal solução para os empreendedores que não têm em mãos o capital necessário para construir um imóvel tão imponente e adquirir a infraestrutura adequada para suas operações logísticas funcionarem plenamente.
Algumas informações básicas na hora de alugar um galpão devem ser levadas em consideração, como por exemplo: devem ser extremamente bem localizados, próximos das vias principais – para a boa circulação dos veículos de carga – ao mesmo tempo em que o trânsito não influencie tanto nos prazos. Isso ajuda muito na circulação dos veículos e permite que a rota de entrega seja otimizada, já que a base se encontra em um local estratégico — com facilidade para sair da cidade, por exemplo.
Além de uma localização estratégica, existem vários outros fatores que devem ser considerados na hora de alugar um galpão logístico. Vamos a eles.
Qualidade das instalações
Isso envolve verificar a situação elétrica, iluminação, pintura, entre outras coisas — ou seja, tudo que envolve a segurança dos produtos que serão levados em consideração. Sendo assim, qualquer aspecto que possa apresentar risco à integridade dos materiais deve passar por um critério de aprovação.
VEJA TAMBÉM: Dicas para reduzir perdas no transporte de cargas.
Segurança do local
O aumento de roubo de cargas tem trazido preocupações para empresas envolvidas com as operações logísticas. Segurança é um item caro na formação de custos. Em muitos casos, estar localizado em Condomínio Logístico pode ser uma alternativa, pois é passível de compartilhamento de custos com outros condôminos.
Altura do galpão
Alugar um galpão com pé direito acima de 10 metros de altura permite um melhor aproveitamento de armazenamento. Uma altura maior possibilita a melhor adequação da disposição dos porta-pallets, possibilitando verticalização do espaço para armazenar vários tipos de carga. Lembre-se a locação de galpão é em metro linear.
Capacidade de armazenagem
Todo gestor possui o objetivo de fazer sua empresa crescer e expandir as operações. Nesse sentido, é essencial avaliar a capacidade de armazenagem na hora de alugar um galpão logístico e se ele suporta o aumento do fluxo de materiais e veículos. Assim, é possível garantir a escalabilidade sem que se faça necessário escolher outro local maior para mudar as operações.
Resistência do Piso
Procure galpões para locação com pisos superiores a 6 toneladas por metro quadrado. Pisos resistentes e polidos aumentam a vida útil das empilhadeiras, além de facilitar eventuais deslocamentos.
Estacionamento para carretas
Mesmo escolhendo um galpão excelente, que possua todos os requisitos de qualidade exigidos, também é necessário se preocupar com a área externa e sua segurança. Ter um local amplo para a movimentação e o estacionamento dos veículos é necessário para garantir que as operações logísticas sejam executadas normalmente, sem riscos e dentro do prazo esperado.
Iluminação Natural
Dê preferência a galpões para alugar que possibilitem o uso racional de energia. Galpões escuros acabam tendo um custo operacional maior do que os galpões que aproveitam melhor a iluminação natural.
Se você deseja se precaver de qualquer erro na hora de alugar um galpão logístico, planeje bem a sua busca e pesquise bastante suas opções antes de fechar negócio. Pense nas necessidades de sua empresa e como um galpão pode ajudar seu negócio e suas operações. Os fatores citados acima são alguns dos pontos principais que devem ser avaliados na sua busca, permitindo que a escolha realizada seja a mais adequada possível — mesmo que, para isso, os custos precisem ser um pouco maiores.