• 13/03/2017
  • 0 Comentários
  • POR Polifrete

Dicas para reduzir perdas no transporte de cargas


Não tem jeito, os desperdícios e perdas, quando falamos de
transporte de cargas no Brasil, ainda são grandes. Existem alguns desafios neste setor que comumente levam a erros. Não otimização dos recursos, planejamento incorreto de rotas, uso inadequado de infraestrutura e outros fatores fazem com que as perdas aconteçam de maneira intensa.

Com tudo isso, a empresa passa a gastar além do esperado para realizar o transporte de cargas e pode ter sua reputação afetada com a insatisfação dos clientes e seus resultados logísticos podem ser comprometidos. Olhando para todo esse cenário, reduzir as perdas no transporte de cargas se torna fundamental é indispensável.

Como cliente, há muito o que você pode fazer ou exigir para amenizar os níveis de perdas e até mesmo eliminá-los em alguns tipos de carga. Saia de uma posição passiva e comece a criar bases fortes para aumentar sua produtividade e, porque não, ajudar seus parceiros logísticos a prestar um melhor serviço para sua empresa.

Confira algumas dicas para conseguir redução de perdas no transporte de cargas:

 

– Escolha sempre uma embalagem propícia

Embalagens adequadas para cada tipo de produto. Uma mercadoria com recipiente furado durante o transporte, por exemplo, pode comprometer toda a carga e causar um prejuízo enorme pelo simples fato de não ter sido observada a questão da embalagem certa. Invista sempre em materiais resistentes, adequados e bem feitos para o produto a ser transportado.


– Treinamento eficiente da equipe

Parece até meio bobo, mas a carga pode ser danificada antes mesmo de começar o transporte. Como? Com uma equipe não preparada o suficiente para realizar o carregamento da empresa até a frota. É importante garantir que o pessoal que irá realizar tal tarefa seja treinado de forma eficiente para evitar perdas.

Além disso, a equipe também deve ser treinada para o transporte de cargas em si. Bons motoristas, por exemplo, evitam acidentes, multas e problemas relacionados à segurança do carregamento, o que diminui as chances de perdas.

 

LEIA MAIS: Cálculo de fretes – entenda o essencial

 

– Softwares

Usar de tecnologia é outra boa saída para reduzir perdas. Muitos dos softwares mais modernos trarão para sua empresa algo que é prioritário para quem lida com transporte de cargas, ou depende desse segmento para conduzir seus negócios: o controle. Sistemas online e modernos que acompanhem todas as etapas do processo, avaliem produtividade e eficiência e até mesmo sugiram possibilidades de melhoria são um gasto que se pagará rapidamente.


– Faça um bom controle de estoque

O controle de estoque é uma das etapas mais importantes para o transporte de cargas sem perdas, já que é a partir dele que tudo começa. É necessário, por exemplo, ter controle sobre o que está disponível em estoque para que seja feito um carregamento adequado dos produtos de acordo com o destino. Isso evita a logística reversa e também garante que o veículo certo seja escolhido para cada produto.


– Considere o aluguel de galpões

Além de expandir a área da empresa com custos menores e de aumentar a organização do negócio, os galpões podem funcionar como centros de distribuição. Localizados em pontos estratégicos, eles podem servir para fazer com que o transporte saia de maneira mais rápida, eficiente e próxima do cliente final, o que diminui os desafios e riscos de perdas.


– Padrões

Crie manuais, estabeleça padrões de qualidade e trabalho e, se possível, premie e elogie funcionários e equipes que atendam a esses padrões com maior frequência e competência.


– Rastreamento

Monitorar e rastrear cargas não é mais um diferencial de mercado – é uma obrigação de todo e qualquer embarcador ou transportadora. Em um mundo conectado 24 horas por dia, é preciso que você possa, a qualquer momento, saber onde e como está sua carga. Para isso, um parceiro logístico que disponha de rotinas e tecnologias de rastreamento é algo primordial.

Eliminar completamente as perdas no transporte de cargas é algo difícil de acontecer, mas, seguindo as dicas acima, as chances de amenizar os desperdícios são grandes e, consequentemente, o aumento dos benefícios financeiros.

 

Polifrete---CTP---Ebook-Frotas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *