Procurando formas de trazer a redução de custos com frete? Nesse texto, vamos apresentar os pontos mais importantes que você deve focar se quiser gastar menos e ter maiores lucros.
Quando falamos de empresas que trabalham diretamente com transporte, fica claro que o frete é um dos pontos que mais vão impactar, tanto positiva quanto negativamente o negócio.
Conheça as melhores dicas para, de fato, ter a redução esperada com o frete.
Como ter redução de custos com frete?
Segundo dados, cerca de 12% do faturamento total das empresas é gasto com logística. Estamos falando de algo com o potencial de impactar diretamente seus resultados.
Para conseguir que essa porcentagem seja menor, existem algumas dicas que podem ajudar sua empresa a tirar o máximo de proveito dos transportes gastando menos. Veja quais são as principais:
Escolha uma boa transportadora
Para abrir a lista de dicas de redução de custos com frete, não poderíamos deixar de falar da escolha da transportadora. Afinal, é sobre ela que vão incidir os principais montantes dos gastos com transporte.
Para gastar menos é preciso avaliar bem cada aspecto importante do serviço oferecido. Isso porque, de nada adianta oferecer o preço mais baixo se a qualidade também for baixa.
Ainda mais que existe uma grande quantidade de transportadoras, e com isso é preciso ser ainda mais criterioso e entender também as necessidades da sua empresa.
Principalmente tendo em vista que o foco deve ser a melhor relação de custo-benefício para o seu negócio.
As contratações de frete geralmente seguem alguns modelos, como, por exemplo:
- Tabela;
- Leilão;
- Bid;
- mesa de frete, entre outros.
E é exatamente nesses modelos que a Polifrete possibilita aplicar essa importante dica de redução de custo.
Através da nossa tecnologia você poderá negociar os melhores preços com as melhores empresas. Inclusive, alguns clientes, conseguem uma redução de até 60% no custo do frete, algo que certamente, faz toda a diferença no fim das contas.
Entender a reputação e o nível da qualidade das transportadoras também é muito importante, para não acabar caindo na antiga máxima de que “o barato pode custar caro”.
Assim, você pode focar no custo apenas nas empresas que têm bons serviços para oferecer. Com esse filtro de qualidade, você tem as melhores opções para, de fato, poder ficar com a que tenha menos custos para sua operação.
Organização sempre é o caminho
Não dá pra falar em redução de custos com frete, sem focar na organização que a empresa deve ter com esse tema.
Isso porque, apenas quando se tem o controle sobre as suas operações, é que poderá focar em gargalos, como o caso do preço do frete (caso seja um dos problemas de seu negócio).
Você precisa ter o controle completo de quanto por mês será gasto com fretes, a quantidade média de produtos que serão transportados, as empresas que farão o transporte, entre muitos outros pontos.
Com isso alinhado, você terá tempo hábil para buscar justamente o que mostramos na dica anterior.
Afinal, é preciso ter paciência e analisar bem cada passo, para poder fazer as melhores escolhas e não impactar negativamente o financeiro da empresa.
A gestão da empresa deve sempre focar no planejamento, utilizando das ferramentas de organização que permitam ter isso.
Além disso, criar uma organização focada na gestão de frete, seja próprio ou de terceiros, ajuda muito nesse processo.
A tecnologia novamente entra como uma grande aliada para esse processo, trazendo mais agilidade, informações contundentes, maiores graus de controle e centralização de dados.
Assim, vai ficar muito mais fácil pôr em prática as demais dicas.
Crie rotas otimizadas
Ter o controle sobre as rotas e a frota é uma das melhores formas de trazer redução de custos com frete. Ao ter uma rota desorganizada, você terá um processo muito mais lento.
E quando falamos de transporte, quanto mais quilômetros e tempo forem gastos, mais cara vai ser o processo e consequente, mais a empresa vai gastar, impactando diretamente nos lucros.
Então, ter uma ferramenta de controle que permita organizar as rotas, saber qual região determinada transportadora atua melhor, são algumas das formas de criar uma rota otimizada que vai trazer muito mais rendimento.
Para criar uma rota bem estruturada é preciso considerar detalhes como:
- Ponto de partida e chegada;
- Os prazos para entregas;
- Combustível (melhores locais para abastecer);
- Tempo médio do trânsito;
- Qualidade das estradas, entre muitos outros.
Com base nisso (e outros aspectos importantes) é possível criar a rota que vai possibilitar reduzir os gastos e com isso gerar mais ganhos para sua empresa.
Importante: caso você tenha uma empresa de transporte ou faça o próprio transporte da sua carga, este processo se torna ainda mais “fácil” e importante. Afinal, você terá um controle bem maior sobre tudo. Por isso, ter ferramentas para a gestão dos fretes, é primordial para ter os melhores resultados.
Mesmo que trabalhe diretamente com transportadoras, é possível se beneficiar do planejamento de rotas e saber as empresas e motoristas certos para ter os melhores resultados com o melhor custo-benefício.
Conclusão
Os custos com frete representam uma importante parcela do gasto de empresas que precisam desse meio para transportar seus produtos ou insumos.
Quando você foca na redução de custos com frete, você está aumentando as possibilidades de ganhos da empresa.
Com isso em mente, ao aplicar as dicas que mostramos acima, você terá a possibilidade de reduzir seus gastos e maximizar os lucros. Entretanto, é preciso que tudo seja muito bem planejado e executado.
É importante ressaltar a importância do uso da tecnologia para facilitar todo esse processo.
Como os serviços da Polifrete, que contam com o máximo de organização para você fazer a sua gestão de frete da melhor maneira. Entre em contato e saiba mais!