A sustentabilidade vem sendo um alvo perseguido por todas as organizações que competem no mercado atual. Muito mais que geração de resultados, a sociedade também está preocupada com a forma que as organizações estão atuando em relação ao futuro do planeta.
No mercado atual, extremamente disputado em termos de custos, a imagem organizacional transformou-se em um ativo valioso, que pode ajudar a conquistar muitos clientes e neste sentido, a sustentabilidade na logística também está na pauta de discussões, visto que, os setores de logística podem ser os grandes responsáveis por minimizar o impacto da atividade empresarial no meio ambiente, por meio de ações preventivas e responsabilidade, tanto na compra de produtos quanto na sua gestão, até chegar ao descarte final.
O papel da logística é, basicamente, realizar a entrega da produção da empresa em tempo adequado, com processos eficientes e mantendo os produtos em perfeitas condições de usabilidade, mas segundo os princípios da logística sustentável, é necessário que o setor de logística seja capaz de fazer tudo isso de uma forma social e ambientalmente responsável, com base no conceito de logística sustentável que é a capacidade da empresa gerar resultados sem precisar cobrar mais do meio ambiente do que o necessário.
O ganho que a logística sustentável pode trazer vai muito além dos processos. Uma empresa sustentável, com processos logísticos responsáveis, ganha em imagem e reputação, isso traz respeito e longevidade para a organização.
Mas, então, como o setor de logística pode praticar a sustentabilidade? O Blog Polifrete lhe apresentará abaixo, alguns exemplos de como você pode contribuir para as ações sustentáveis da empresa:
1 - Utilize embalagens sustentáveis
Há muito tempo se discute o papel das embalagens dos produtos que chegam até o mercado. E não são apenas aquelas com as quais o usuário final tem contato, mas também a forma como a logística transporta a produção. Que tal fazer uma revisão nas embalagens que o seu setor utiliza e tentar buscar soluções menos agressivas para o meio ambiente? O ganho para a organização será enorme.
2 - Logística Reversa
A reciclagem também ganhou força nos últimos anos, e dentro do tema sustentabilidade a logística reversa é a forma como o seu setor pode atuar neste segmento. Trata-se do conjunto de ações destinadas a viabilizar a coleta e o reaproveitamento de materiais utilizados no setor de logística, gerando economia para a organização e benefícios para o meio ambiente.
3 - Gestão de estoques
A forma como os produtos são armazenados no estoque também pode ser adaptada para gerar menos desperdício e tornar os processos mais eficiente. Essa é uma dica valiosa, principalmente para empresas que trabalham com produtos perecíveis. Você pode passar a utilizar um software de gestão de estoques, que ajuda a controlar datas de validade, necessidades de reposição etc.
A sustentabilidade na logística é um tema atual e você não pode ficar por fora e colocá-lo em prática. Adote o conceito de logística sustentável para o bem de sua empresa e do meio ambiente!
Leia também:
Leia também:
A logística reversa além da sustentabilidadeEncontre-nos também nas Redes Sociais: Twitter Facebook GooglePlus Youtube