• 19/06/2017
  • 0 Comentários
  • POR Jean

A logística reversa além da sustentabilidade


Quando falamos em logística reversa, logo lembramos de ações sustentáveis, de fazer com que materiais sem condições de serem reutilizados voltem ao ciclo produtivo ou vão para uma outra indústria como insumo. Sabemos que o objetivo dela é evitar que recursos da natureza sejam extraídos desnecessariamente e garantir um descarte ambientalmente correto para produtos ao final de sua vida útil. (
Como podemos ver no nosso post Logística Reversa e a sustentabilidade”).

É nesse contexto de sustentabilidade que que sempre associamos a logística reversa, e isso é totalmente normal. Só que ela apresenta vários benefícios importantes ao empreendimento e à marca, uma vez que cria uma identidade ecologicamente correta. Veja como ela é fundamental para as empresas nos dias de hoje.

 

Vantagem econômica e financeira

É o retorno financeiro que as empresas que implementam a logística reversa obtém, como por exemplo, a economia e ganhos obtidos com o reaproveitamento de materiais, com a utilização de embalagens retornáveis, com a venda dos resíduos no mercado secundário, com a compra de matéria-prima reciclada no lugar de matéria-prima virgem, além disso, é possível reduzir custos com reclamações e processos de clientes e obter maiores níveis de venda devido a um melhor atendimento ao consumidor.

Existem, também, as oportunidades de negócios geradas com os novos nichos de mercado, como o caso das empresas retroprocessadoras de resíduos e do desenvolvimento de tecnologias limpas que possibilitam a venda de patentes.

Temos o exemplo de uma empresa engarrafadora de Coca-Cola do México, que obteve grandes economias através da implementação da logística reversa. Estas economias ocorreram pela redução da produção de novos vasilhames através da coordenação mais eficiente entre promoções e os picos esperados no retorno dos vasilhames, além da redução na produção de garrafas plásticas não-retornáveis que foi conseqüência de um melhor controle destes vasilhames pela empresa.

 

Vantagem legal da logística reversa

Em função do aperfeiçoamento das legislações relacionadas ao meio ambiente, muitas empresas têm sofrido fiscalizações e têm sido forçadas a se adequar às normas ambientais, e os recursos investidos nesta área, além de retornos econômicos e ambientais, vêm impedindo que as empresas sofram penalidades, conseguindo obter desta forma, também um valor legal.

 

Melhora no processo de produção

A logística reversa viabiliza a economia nos processos produtivos das companhias, já que os resíduos retornam à cadeia produtiva, o que diminui o consumo e os custos de matérias-primas. Esse processo de retorno de resíduos às empresas de origem evita que eles possam poluir ou contaminar o ambiente.

 

Vantagem de imagem corporativa

Diante dos ciclos de vida dos produtos cada vez mais curtos e da constante busca do desenvolvimento sustentável, possuir processos de logística reversa é ter um diferencial em relação à concorrência, de forma que através de uma postura ambiental correta a empresa consiga influenciar a relação com os clientes e a sociedade de forma positiva e também agregar valor à sua imagem corporativa, pois os clientes buscam empresas ambientalmente responsáveis no momento do consumo.

A gente pode ver os casos da Sony, Semp Toshiba e Apple, que lideram ranking feito pelo Greenpeace e da HP, que possui processos bem estruturados de logística reversa, o que resultou em imagens corporativas diretamente ligadas à questão ambiental e ao desenvolvimento sustentável.

 

Cria consumidores mais conscientes

É possível educar os consumidores quanto a importância de práticas sustentáveis, bem como a escolha de produtos ecologicamente corretos, uma vez que ele também têm responsabilidade em estágios como a coleta seletiva, a separação e o descarte dos resíduos.

 

A implantação da logística reversa e o aumento da conscientização são determinantes para reduzir os impactos negativos ocasionados pelo descarte incorreto dos resíduos, o que melhora a qualidade de vida dos cidadãos urbanos e as atividades da marca como um todo. Além disso, adotar a logística reversa é ter inúmeras vantagens para a sua empresa que vão além da sustentabilidade.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *