O fluxo de caixa é um dos controles mais importantes em uma empresa. Afinal, essa é uma forma que a empresa controla o que entra a sai dos seus cofres.
Quando você tem um fluxo totalmente desorganizado, as suas chances de estar no vermelho, ou de não ter o lucro máximo possível, são muito maiores.
Para ter um fluxo saudável, existem diversos pontos que podem ser trabalhados e focados.
Em uma empresa que depende de fretes, a gestão de frete é um desses pontos que vão garantir melhores chances de ter um fluxo que realmente funcione.
Então, se você quer entender como ter um fluxo otimizado e como a gestão de frete pode ter participação especial nisso, continue sua leitura.
Como melhorar o fluxo de caixa?
O objetivo do fluxo de caixa é sempre deixar a empresa no azul. Então, é preciso encontrar as melhores escolhas para garantir que isso aconteça.
Por conta disso, separamos algumas dicas que vão te ensinar como fazer o fluxo de caixa ficar no azul. Confira!
Planejamento financeiro
Quando falamos em um fluxo de caixa potencializado, estamos falando como o planejamento financeiro é importante. Todo o resultado do caixa vai espelhar a forma que o financeiro é administrado.
Então, quando incluímos a gestão de frete, estamos falando dos pontos que ela traz consigo referente ao financeiro da empresa. Isso porque, mais de 12% dos gastos de uma empresa passam pela logística.
Com isso em mente, é preciso se planejar e ter o máximo de organização em pontos importantes.
Planejar o financeiro considerando as melhores escolhas relativas ao frete, se torna fundamental para ter sucesso no processo.
Por isso, é importante saber qual a melhor rota, qual é a melhor transportadora (caso seu empreendimento não seja responsável pelos transportes), ter um cronograma completo e detalhado, entre outros pontos que facilitam na hora de planejar e organizar o seu negócio.
Quando esses pontos são deixados de lado, as escolhas acabam sendo mais apressadas e isso por si só tende a trazer um impacto negativo ao caixa, trazendo mais gastos e consequentemente menos dinheiro disponível em caixa.
Levando para um ponto mais extremo, quando a gestão do frete falha, isso pode significar que o dinheiro que seria usado para pagamento de colaboradores, fornecedores, tenha que ser direcionado para o transporte.
Por conta disso, ter o apoio na hora de fazer essa gestão é muito importante. A Polifrete oferece o que existe de mais completo em gestão de frete e outros pontos importantes ligados ao transporte.
Com nossos serviços você tem o que é preciso para ter uma gestão de frete otimizada. Assim, o seu planejamento financeiro tem muito mais efetividade e terá mais ferramentas para ter um fluxo de caixa organizado.
Tenha o máximo de controle sobre seus gastos
Quando o dinheiro mais sai do que entra, o caixa logo fica no vermelho. A matemática é simples, não tem como fugir disso.
Se você busca ter um fluxo mais saudável no seu empreendimento, todo cuidado é pouco.
Ao controlar de maneira precisa as saída e gastos da empresa, você garante que está direcionando o dinheiro da maneira correta, diminuindo as chances de gastar mais do que tem.
Além disso, também é muito importante cortar gastos desnecessários, encontrar serviços com o melhor custo-benefício e ter opções mais baratas.
E isso deve ser feito dentro de todos os setores da empresa.
A gestão de frete deve focar em encontrar as melhores opções de transporte pelo menor custo. Além também de garantir as melhores rotas, maximizando os investimentos e trazendo mais resultados.
Uma empresa precisa ter gastos para se manter, o grande ponto aqui é deixar claro que é preciso ter o máximo de organização por trás de cada gasto, para fazer sempre a melhor escolha em prol da empresa e consequentemente do seu caixa.
Uma maneira de conseguir manter o fluxo de caixa de uma transportadora em ordem é fazer o controle sobre todos os gastos.
Assim, é preciso mensurar quando e como o dinheiro entra e sai da empresa de forma mensal e anual, por exemplo.
Assim vai ser possível analisar se o balanço da empresa está positivo ou negativo durante o ano fiscal vigente.
Porém, para realizar um controle de gastos assertivo é preciso definir quais são os gastos variáveis e fixos da transportadora.
Gastos fixos e variáveis
Nos gastos de uma empresa, temos os gastos fixos e os variáveis. Os fixos são os gastos constantes que a empresa tem e os gastos variáveis são investimentos esporádicos que também são necessários.
Os gastos fixos precisam ser planejados e estarem dentro do que a empresa busca gastar. Já as variáveis embora não sejam sempre presentes, ainda assim podem representar um impacto no fluxo da empresa.
Por isso é importante aplicar a busca pelo equilíbrio entre custo-benefício. Assim a empresa não gasta demais e garante seu dinheiro circulando em prol da empresa.
Conclusão
Ao entender que os gastos com frete representam uma importante fatia dos investimentos de uma empresa, é preciso encontrar a forma de otimizar a forma que sua empresa opera com os transportes.
A gestão de frete tem papel fundamental para quem quer ter os melhores resultados no seu fluxo de caixa.
Ao ter o controle sobre os fretes, você tem mais chances de garantir estar gastando o que realmente é necessário, e não valores acima, o que impacta diretamente no fluxo.
Ao não ter a gestão, você vai criar um caminho sem controle que vai impactar negativamente no caixa. Já fazendo tudo do jeito certo, com uma gestão otimizada, as chances de sucesso são muito maiores.
Para ter acesso às melhores ferramentas para otimizar sua gestão de frete, você precisa conhecer as soluções da Polifrete. Assim, você terá o que é preciso para impactar positivamente o fluxo de caixa da sua empresa.