Para uma empresa se manter firme no mercado é necessário atuar por meio de processos qualificados, que aumentem a produtividade e agilizem as entregas. Com a crescente informatização, os consumidores têm se tornado cada vez mais exigentes, esperando por um serviço de qualidade e, ao mesmo tempo, rápido.
Por esse motivo, ter um bom sistema para gestão de fretes é imprescindível para o seu negócio se destacar frente à concorrência. Por meio dele você otimiza diversas atividades e ganha rapidez nas operações, melhora o controle financeiro e obtém mais eficiência na administração geral. É possível gerenciar todo o ciclo de contratação de transportes, desde a cotação e negociação das tabelas até o pagamento pelo serviço.
Apostar em um sistema de gestão de fretes, atualmente, é sinônimo de investir em vantagens para o seu negócio, tornado-o mais dinâmico e eficiente.
Vantagens do sistema de gestão de fretes
Controle de gastos
A utilização de um software de gestão de fretes permite um controle e acompanhamento maior de todos os gastos relacionados aos veículos, incluindo as despesas referentes à manutenções e trocas de peças. Com um controle mais apurado é possível identificar exatamente a composição desses gastos, avaliar as discrepâncias, apontar melhorias, entre outras coisas.
Redução de custos
Com maior controle sobre os gastos, é possível identificar oportunidades de redução de custos, por meio do corte de gastos excessivos e de melhorias em determinado processo, por exemplo. Além disso, o software de gestão de fretes auxilia no planejamento de manutenções e controle do estoque, dimensionando melhor os serviços e as peças.
Aumento da produtividade
O aumento da produtividade se dá a partir da economia de tempo e mão de obra. Um bom exemplo ligado a essa vantagem é a redução no tempo gasto para executar determinadas atividades depois que o sistema é implementado. Isso porque processos manuais são mais demorados, comprometendo o rendimento da equipe.
Além disso, também é possível verificar um aumento da produtividade dos veículos da frota, visto que sua disponibilidade é aumentada com a utilização do sistema — vamos falar sobre isso mais abaixo.
VEJA TAMBÉM: Como ter mais economia com a tabela de fretes.
Automatização de processos
Como já mencionamos, assim que o sistema é implementado muitos processos deixam de ser manuais e passam a ser realizados inteiramente — ou em grande parte — pelo software. Além de a tecnologia proporcionar a modernização da empresa e suas atividades, os processos automatizados garantem mais segurança, confiabilidade e redução de erros, o que além de aumentar a produtividade e reduzir custos, ainda garante maior qualidade.
Maior disponibilidade da frota
Com melhorias no planejamento de manutenções e melhor dimensionamento da frota, a disponibilidade de veículos aumenta. Isso acontece porque as manutenções passam a ser melhor planejadas, de forma que os serviços sejam agendados antecipadamente e de forma a evitar que vários veículos sejam enviados à oficina ao mesmo tempo, reduzindo o tempo de ociosidade.
Com isso, o índice de atendimento dos pedidos expedidos também se eleva, evitando comprometer os prazos e garantindo maior satisfação dos clientes.
A importância de um software de gestão de fretes
O sucesso da estratégia de gestão de fretes dependerá, em boa parte, do software escolhido para a operação. A melhor ferramenta para a sua empresa não necessariamente será a mais cara, mas a que se adeque melhor às necessidades.
Entenda as necessidades da sua operação
Elaborar uma lista das funções mais necessárias é o primeiro “filtro” para encontrar o programa ideal para a sua empresa. A empresa contratada deve entregar uma solução integral para os seus problemas.
Suporte e implementação
Por mais simples que seja o software, ter uma equipe que auxilie na implementação é o ideal. Verifique também o suporte da empresa, pois, qualquer problema na ferramenta pode travar a operação e causar prejuízos.
Infraestrutura
As ferramentas mais modernas oferecem o armazenamento em nuvem ao seus clientes. Essa é a melhor opção atual, pois, permite economia de espaço nas máquinas da empresa, segurança de ponta com os recursos mais modernos da tecnologia e torna possível gerenciar a operação de qualquer lugar.
Experiência no setor
A experiência no setor de gestão de fretes conta muito na hora de escolher um fornecedor de software. Isso pode representar uma vantagem competitiva, pois, conhecendo o mercado afundo, o fornecedor poderá apontar necessidades e desafios enfrentados pelos profissionais e propor um software com soluções direcionadas, demonstrando um know-how avançado que possibilite soluções integradas e mais eficientes.
Planos e formas de pagamento
Descubra se os planos oferecidos atendem a sua empresa e quais as eventuais cobranças que podem surgir mediante novas versões de atualização do sistema, treinamento de funcionários, quebra de contrato, custódia dos dados da empresa caso decida não renovar o contrato e outras situações.
E dentro desse cenários dos softwares, está o Polifrete, uma ferramenta de gestão de fretes inteligente. Ele integra indústrias e distribuidoras à transportadoras e motoristas autônomos na plataforma. Através de algoritmos, o processo de contratação de fretes é automatizado, gerando gestão e economia para as empresas.