• 24/08/2017
  • 0 Comentários
  • POR Polifrete

Planejamento de rotas: eficiência na entrega e satisfação do cliente

 

Hoje vamos abordar a importância que o planejamento de rotas tem para o resultado das empresas. Quando se fala em gestão de frotas, transporte e entregas ao cliente, o primeiro item a  vir em mente tem que ser o planejamento de rotas.

Você deve estar se perguntando mas por que as empresas devem investir nessa atividade e em um software para isso? Será que não seria possível obter ganho na eficiência sem a empresa ter que arcar com um custo a mais?

Bom, as empresas devem fazer um planejamento de rotas, pois ele contribui para a melhoria do serviço de entrega e atendimento ao cliente, à medida que organiza melhor o calendário de entregas permitindo melhor organização e planejamento sobre todos os pontos da distribuição.

Ao adotar esse planejamento as empresas passam a envolver todas as variáveis do transporte de carga, como: o melhor percurso, as condições e restrições de circulação das vias, as restrições dos clientes com relação ao recebimento e, também, a possibilidade de algum desvio que o motorista precise fazer durante o transporte.

A roteirização proporciona excelentes benefícios para o transporte e para a empresa de uma forma geral. O Polifrete destaca para você os principais benefícios do planejamento de rotas:

Economia de combustível

Com o trajeto planejado com antecedência, tem-se uma otimização, em que, um dos principais benefícios observados é a redução de custos com combustível contribuindo para uma grande economia, visto que, esse é um dos maiores gastos que as empresas possuem com a gestão de frotas.

Melhora no atendimento e satisfação do cliente

É importante levar em consideração as expectativas dos clientes. Em sua maioria, elas estão ligadas aos horários de recebimento.

Otimização do trajeto das entregas

Com o planejamento de rotas é possível analisar todos os pontos de entrega e qual caminho é o mais eficiente para cumprir o calendário — levando em consideração os fatores tempo, localidade e eficiência no transporte.

O planejamento de rotas é capaz de garantir uma eficiência maior do que quando se permite que o próprio motorista trace a rota, principalmente quando as entregas são mais pulverizadas, com clientes distantes uns dos outros. Quando essas questões são observadas, é possível planejar as entregas de forma a atender às particularidades de cada um, melhorando o serviço e buscando aumentar o nível de satisfação do cliente.

Diversos benefícios são conseguidos para a empresa com um bom planejamento de rotas, que vão desde fatores internos, como a redução de custos, até fatores externos, como a melhora no atendimento ao cliente. O planejamento, assim como o acompanhamento da rota, é essencial para que a empresa possa obter ganhos e analisar as possibilidades de implementar outras melhorias no processo.

Precisando contratar fretes? Conheça nossa plataforma e utilize o nosso aplicativo Polifrete! Clique aqui para baixar

Encontre-nos também nas Redes Sociais:  

Twitter

Facebook

GooglePlus

Youtube

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *