• 02/05/2018
  • 0 Comentários
  • POR Polifrete

Saiba como o modelo SPOT pode melhorar seu gerenciamento logístico

O modelo SPOT na logística existe como um recurso para solucionar possíveis problemas de demanda e para diminuir os riscos de falha na entrega de um produto ou serviço, em que nesse caso, a entrega é imediata ou com prazos bem menores do que os praticados no mercado – o que é vantagem para o embarcador.

 

A opção da realização de um transporte de urgência fora do contrato firmado com as transportadoras é também um benefício. Se as transportadoras não conseguem atender fretes de urgência ou têm um preço bem maior para a realização desse serviço, a contratação da logística SPOT surge como a melhor opção.

 

Na logística SPOT você não precisa passar por um longo processo de contratação ou por diversas negociações, como acontece quando você está tentando firmar parceria com outras transportadoras, sendo assim a contratação é muito mais rápida otimizando a sua gestão logística.

 

Exemplo bastante comum e que você já deve ter vivenciado é a demora na emissão da documentação, que pode ocorrer devido a problemas em sistemas internos ou a demora na consolidação das cargas para envio, deixando o pedido mais tempo parado, aguardando rota. Nesses dois casos, quando realmente ocorre atraso na entrega, a qualidade do serviço pode cair, afetando consideravelmente a experiência do cliente. E novamente o frete SPOT passa a ser a melhor saída para o seu negócio, porque mesmo que você tenha que investir mais para fazer a entrega, não corre o risco de perder um cliente.

 

Ao aplicar o modelo SPOT as chances de queda no nível do serviço são menores, visto que, é possível evitar atrasos nos processos internos para que não afete o prazo final para a entrega da mercadoria ao cliente.

 

A equipe do Blog Polifrete aconselha para melhorar o seu gerenciamento logístico com o modelo SPOT, a usar ferramentas de cotação online: excelente dica para as transportadoras que desejam aumentar o número de cotações e consequentemente impulsionar as vendas.  Basicamente consiste em afiliar-se a uma plataforma online onde os clientes irão solicitar cotações de fretes e o site por sua vez, irá cruzar as informações fornecidas pelos usuários com os dados das transportadoras cadastradas. Este sistema pode trazer vantagens aos transportador como: diversificação de clientes, redução de gastos com marketing, velocidade para cotação de fretes e maior fechamento de negociações.

 

Assim como as plataformas de cotação de frete online, existem também ferramentas para que o cliente possa encontrar facilmente transportadores autônomos. Neste caso, o embarcador cadastra seu frete, e a plataforma se encarregará de disponibilizar propostas aos transportadores mais viáveis para efetuar o transporte.

 

Este tipo de plataforma também é útil para frete de retorno, já que possibilita que os caminhões não voltem vazios para seus pontos de partida e além disso, este recurso também é muito indicado para transportadoras que desejam terceirizar seus serviços, optando pela contratação de transportadores autônomos, exemplo deste tipo de plataforma que você pode utilizar é o Polifrete.

 

O objetivo é otimizar o tempo do embarcador na contratação do SPOT e facilitar o trabalho da área de logística. Com o Polifrete, você pode eliminar o tempo de contato com a transportadora para a execução das cotações e encontrar as melhores possibilidades do mercado por meio das alçadas de aprovações, que permitem a você organizar todas as aprovações de contratações de fretes da empresa, preservando sua segurança financeira e otimizando seu gerenciamento logístico.

 

Faz cotação de fretes ou negocia por tabela? Clique aqui e conheça nossa plataforma Polifrete!

 

Encontre-nos também nas Redes Sociais:  

 

Twitter

Facebook

GooglePlus

Youtube

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *