Não podemos falar da gestão de logística do Alibaba sem mencionar a gigante chinesa ZTO Express. Você, talvez, nunca tenha ouvido falar, mas ela movimenta o volume de 3 Fedex por ano. É muita coisa.A empresa — que diz ter como missão "trazer alegria para mais pessoas por meio de nosso serviços" — foi fundada em 2002 e recebeu investimento de pesos-pesados do mundo do venture capital, como o Sequoia, Hillhouse e Warburg Pincus, que certamente viram nela uma forma de participar da história de crescimento do Alibaba.A estratégia parece arriscada, mas até agora rendeu resultados: a ZTO tem 14% do mercado chinês de entregas, que, mesmo ainda na infância, já é o maior do mundo em volume — uma vez e meia o mercado americano. Em 2015, a companhia entregou mais de 10 milhões de encomendas por dia, três vezes mais que a FedEx no mesmo ano.
A parceria com o Alibaba
A Secretaria Estatal de Correios da China disse em janeiro que o volume de entregas expressas no país aumentou 52 por cento em 2014 em relação ao ano anterior e chegou a 14 bilhões. A receita do setor aumentou 42 por cento para 204 bilhões de yuan (US$ 32,8 bilhões).
A ZTO é uma das várias empresas de entrega e outros parceiros da China Smart Logistics Network, também conhecida como Cainiao, da Alibaba. A rede foi iniciada em 2013, e 48 por cento dela pertence ao colosso da internet que tem sede em Hangzhou. O Correio da China entrou na aliança em junho do ano passado. A rede de logística é parte do plano de Jack Ma, fundador e presidente do conselho da Alibaba, para criar uma rede de entrega capaz de chegar a qualquer lugar da China dentro de 24 horas. A Alibaba disse que a Cainiao investirá até 100 bilhões de yuan nos próximos oito anos para desenvolver e administrar a rede de logística.
Sem exclusividade
A ZTO não trabalha exclusivamente com a Alibaba, mas está tentando capitalizar enquanto o colosso da internet passa a funcionar com maior orientação ao consumidor, depois de ter começado como um mercado entre empresas.
As empresas de entrega são um impulsor. E a empresa de logística é o motor mais forte a conduzir o rápido desenvolvimento da Alibaba. A parceria entre Alibaba e ZTO Express só vai se tornar cada vez mais sincronizada.
A ZTO também recebeu a autorização para começar um serviço de entrega internacional, disse. A empresa assinou um contrato com o serviço nacional de correios da França para iniciar entregas expressas entre a China e a Europa.
Próprio centro de distribuição de entrega aérea
A ZTO Express assinou um acordo estratégico com o Grupo de Aeroporto da Província de Henan, no centro da China, para construir um centro de distribuição de entrega aérea, anunciou na terça-feira a parte do aeroporto.
O centro deve entrar em operação em agosto de 2017, de acordo com a ZTO Express, acrescentando que a decisão contribui para ajudar a empresa a expandir a escala de seu negócio de entrega aérea e ganhar participação de mercado na remessa internacional rápida, comércio eletrônico transnacional e logística de cadeia de frio.
A empresa tem mais de 100 mil empregados, 5 mil estações de serviço, 59 centros de distribuição e 18 mil veículos de entrega na China. A empresa abriu o capital na Bolsa de Valores de Nova York em outubro de 2016.