O Transporte Rodoviário de Cargas - TRC é responsável por mais de 60% do volume de mercadorias movimentadas no Brasil, com o seu custo representando por cerca de 6% do PIB - Produto Interno Bruto do país.
Para as empresas, o deslocamento de carga pelas estradas nacionais equivale a mais da metade da sua receita líquida, chegando a mais de 60% da receita na Agroindústria (62%) e entre as indústrias de alimentos (65,5%). Portanto, é natural, o crescente interesse das companhias por inovações logísticas que otimizem e facilitem os serviços do setor, visto que, a logística é cheia de desafios, como: garantir estoques abastecidos com perfeita circulação das entregas, carregamentos e descargas, planejamento e organização e contato com transportadoras e caminhoneiros que atualmente vem sendo facilitado com o uso de aplicativos de carga.
Nessa era digital, todo mercado de transporte se modernizou e as companhias, transportadoras e motoristas precisaram acompanhar essa evolução para ganharem destaque nesse mercado competitivo, pois, com o consumidor mais informado, mais exigente e com expectativas maiores os modelos antigos de comunicação e vendas unilaterais não são mais eficazes. É necessário investir em serviços diferenciados para trazer sucesso ao seu negócio, é o caso da parceria entre o Polifrete e Algar Agro.
O Polifrete surgiu como uma startup, uma organização temporária com um modelo de negócios escalável e repetível a fim de desenvolver uma solução tecnológica para os problemas do dia a dia das empresas e mercados, proporcionando solução e automação de processos e a escalabilidade dos negócios.
O Polifrete, marketplace do Grupo Up Brasil, integra indústria e distribuidores a transportadoras e motoristas autônomos na plataforma, através de algoritmos inteligentes, fazendo com que o processo de contratação de fretes seja automatizado, gerando gestão e economia para as empresas.
A solução inovadora do Polifrete contempla hoje diversos clientes, nos mais diferenciados segmentos. Um deles é a Algar Agro uma empresa brasileira de agronegócio que está presente nos estados de Minas Gerais e Mato Grosso do Sul em que é case de sucesso.
A Algar Agro, além da produção, do processamento e da comercialização de grãos nos mercados interno e externo, tem como produtos-âncora, de fabricação própria, o óleo de soja ABC e os farelos de soja Fortpass e Raçafort. O mix de produtos alimentícios também contempla azeite de oliva, extrato e molho de tomate.
Ela possui em suas diretrizes a sustentabilidade e inovação, fomentando o desenvolvimento de projetos inovadores e garantindo que seus processos e soluções sejam sustentáveis, preservando o meio ambiente, garantindo às futuras gerações a continuidade e sucesso do negócio e hoje através da plataforma Polifrete a Algar Agro vem trazendo inovação e gerando economia com simplicidade e transparência.
Mas qual problema o Polifrete resolveu para a Algar Agro?
Através do aplicativo Polifrete a Algar Agro pode contratar transportadoras para embarcar seus produtos.
Vejamos como seria a contratação de frete sem o Polifrete:
Sem inovação nos processos; todos os fretes são contratados via e-mail ou telefone, o gerente não tem sucesso ao tentar analisar dados com precisão sobre a quantidade de volume, com quem fechou, porque fechou, se obteve prejuízo, quanto gerou de economia, se estão pagando frete adequado ao mercado ou se a quantidade de parceiros atende o crescimento.
Vejamos como é a contratação de frete com o Polifrete:
A Algar Agro lança suas ofertas no Polifrete;
O aplicativo Polifrete notifica várias transportadoras e inicia um leilão;
Quando a indústria escolhe a transportadora que ela deseja, uma mensagem é enviada para a transportadora contemplada como serviço;
Depois do fechamento do negócio a transportadora recebe um documento de liberação de embarque na tela do smartphone.
Veja agora alguns dados sobre o Polifrete:
Comunicação com os fornecedores;
Aumento da participação de mercado das transportadoras nos volumes Algar Agro;
Volumes negociados na plataforma;
Valor negociado pela plataforma;
Benefícios trazidos:
- 10% de economia em 8 meses, o que equivale a R$ 7,2 milhões ;
- O risco de fraude no processo de contratação foi eliminado;
- Capacidade de embarque aumentada;
- Transparência e clareza nos negócios;
- Simplicidade aos usuários;
- Auditoria;
- Relatórios em tempo real;