Dia 25 de setembro é uma data que está inserida na Semana Nacional do Trânsito, que acontece anualmente entre 18 a 25/09 e tem como principal objetivo o desenvolvimento da conscientização social sobre os cuidados básicos que todo o motorista e pedestre deve adotar no trânsito.
O Dia Nacional do Trânsito foi instituído a partir da criação do CTB – Código de Trânsito Brasileiro, em setembro de 1997, em que, todos os anos um tema específico é escolhido pelo CONTRAN – Conselho Nacional de Trânsito sendo debatido no decorrer de toda a semana.
Em 2016, o tema da Semana Nacional de Trânsito será “Década Mundial de Ações para a Segurança no Trânsito – 2011/2020: Eu sou + 1 por um trânsito + seguro”.
O Brasil é um dos países com mais acidentes de trânsito, nos quais morrem por ano aproximadamente 40 mil pessoas. A Semana do Trânsito será essencial para o ensino de atitudes de respeito, precaução e responsabilidade no trânsito para que as altas estatísticas de acidentes nas estradas possam diminuir.
O objetivo é conscientizar o cidadão de sua responsabilidade no trânsito, valorizando ações do cotidiano e engajar toda população para o alcance da segurança viária, afinal o ator do trânsito deve ser tratado como alguém que tem o poder de decidir o seu destino e que é o responsável pelas próprias ações e consequências de suas escolhas.
O tema “Década Mundial de Ações Para a Segurança do Trânsito – 2011/2020: Eu sou + 1 por um trânsito + seguro”, engloba ações focadas em todos os integrantes do trânsito, como: pedestres, ciclistas, motociclistas, passageiros e condutores, mostrando que cada um é responsável pelas atitudes no dia a dia no trânsito e que cada um pode fazer a diferença!
A Equipe Polifrete destaca 12 atitudes que ajudam muito a evitar acidentes no trânsito. Coloque-as sempre em prática e faça você também a sua parte!
1- Não dirigir alcoolizado;
2 – Não use o celular enquanto dirige ou atravessa as ruas;
3 – Não ultrapasse o limite de velocidade;
4 – Use sempre o cinto de segurança;
5 – Atravesse a rua nas faixas de pedestres;
6 – Conheça e respeite todos os sinais e leis de trânsito;
7 – Não dirija com sono ou cansado;
8 – Motociclistas devem usar capacetes, obrigatoriamente;
9 – Atenção aos pedestres;
10 – Em pistas molhadas, cuidado com derrapagens e colisão traseira;
11- Ultrapassagens: só faça em locais permitidos e com segurança;
12 – Sinalize com antecedência todas as suas manobras.