Descubra como essa inovação pode afetar o setor de transportes e logística
Você leu esta notícia, que circulou na internet há algumas semanas? Robôs podem substituir cerca de 500 mil motoristas de caminhão nos EUA. Será que isso vai refletir positiva ou negativamente no transporte e logística? E no Brasil, teremos mudanças? Leia para descobrir.
Por que vai ocorrer essa automatização de motoristas
Como já acontece em muitos setores, a automatização é realidade em diversas funções. Por exemplo, quem nunca foi atendido primeiramente por um robô nas redes sociais ou por telefone, para então ser direcionado ao humano se houver necessidade?
Robôs podem executar tarefas de diversos níveis de complexidade, e esse fato está impactando consideravelmente o setor de transporte e logística dos Estados Unidos. Eles serão responsáveis pela execução de trajetos mais perigosos e tediosos das estradas.
Isso não é negativo para o motorista, muito pelo contrário. Afinal, muitos deles trabalham cerca de 300 dias por ano e não recebem um salário compatível com a função; correm riscos em trajetos longos e tediosos e, em outros, perigosos, e isso não tem atraído pessoas.
Como vai funcionar a automatização do transporte de carga
Se estamos falando de trajetos perigosos e tediosos, entenda que se referem a fretes de longa distância. Assim, os motoristas podem se dedicar a trajetos mais curtos, por exemplo, entre a fábrica ou o centro de distribuição e a estrada interestadual. Daí em diante o robô assume.
Essa automatização, como dissemos, vai atrair motoristas para as empresas de transporte e logística, já que agora eles poderão se concentrar em trajetos mais curtos, que geralmente são mais valorizados.
Então, essa automatização não vai deixar motoristas desempregados, porque eles poderão ser alocados em trajetos curtos, que são mais interessantes para eles do ponto de vista financeiro e pela qualidade de vida.
Além do mais, os motoristas podem trabalhar em parceria com os robôs, porque os humanos conduzirão uma parte do trajeto e, em seguida, engatarão uma plataforma robótica que vai dirigir o caminhão pela parte mais longa e tediosa. Ao final, o motorista assume a direção para finalizar o transporte.
O que os motoristas estão achando dessa mudança
À primeira vista, ao ler o título deste artigo, você pode achar que os motoristas ficaram assustados com a notícia de que robôs podem substituir seus empregos. Porém, conforme já foi informado aqui, vai ser interessante para os dois lados.
Aliás, os motoristas não somente ficaram felizes como informaram que, sim, algumas etapas do transporte podem ser automatizadas (fonte: Aniruddh Mohan, doutorando em engenharia e políticas públicas na Carnegie Mellon University).
Os estudiosos também não esperavam essa positividade dos motoristas frente à novidade, mas, como também foi citado, eles trabalham muito e recebem pouco, e passam muito tempo longe da família. Se essa substituição ocorrer, 90% da condução humana pode passar para robôs, o que significa uma mão de obra de 500 mil motoristas.
Se isso acontecer, os humanos trabalharão em parceria com robôs sempre que houver necessidade, e também poderão alocar seus esforços em trajetos mais curtos e mais bem remunerados. Todos ganham!
Isso pode refletir no transporte e logística brasileiros?
Essa notícia circulou na internet há algumas semanas, porém ainda não é realidade nos EUA. Isso porque há muito a ser considerado, principalmente por conta da infraestrutura para a implantação do serviço.
Sendo assim, ainda não há nada a ser dito sobre robôs assumirem a direção de caminhões aqui no Brasil, mas é claro que a automação já é realidade aqui. Na Polifrete, há automação em todos os processos, de ponta a ponta, para o cliente não correr riscos durante o transporte de sua carga. A automação é muito positiva para o nosso setor!
Sobre a Polifrete
É uma startup cuja missão é empoderar o departamento de logística, financeiro e suprimentos (supply chain) das indústrias com tecnologia robusta na redução de tempo e custo no embarque do frete. A Polifrete desenvolve soluções de logística através da transformação digital e automatização dos processos da contratação, rastreio, digitalização e pagamento do frete.
A Polifrete pode também contribuir com o desenvolvimento da sua empresa. Quer saber mais? Entre agora em nosso site e escolha o canal de atendimento mais adequado para você: https://polifrete.com/#!/contato.