A TI - Tecnologia da Informação é uma grande aliada da gestão de logística. Tanto softwares quanto hardwares são muito utilizados para garantir planejamento estratégico e otimização da operação de transporte e armazenamento, entre outras funções da atividade.
Hoje, o Polifrete irá apresentar para você os 6 principais softwares utilizados na gestão logística. É importante conhecê-los, pois, a integração promovida por essas ferramentas tecnológicas oferecem ganho de tempo e produtividade às empresas, liberando os gestores e colaboradores para se dedicar à solução de problemas e ao planejamento estratégico ao invés de se preocupar com a coleta, processamento e armazenamento das informações.
Pensando nisso, nós da equipe Polifrete listamos aqui os principais softwares que são utilizados hoje nas empresas e que possuem excelentes resultados em sua gestão logística. Confira:
Sistemas de Gestão de Transportes – TMS
Controle todas as operações de sua transportadora com uma só ferramenta, o
Transportation Management System - TMS é como são chamados os sistemas de gestão de transportes. Em geral, um bom TMS ajuda a fazer planejamento e otimização de rotas, otimização de carga, auditoria de frete e pagamento, gestão de pátios, gestão de transportadoras, entre outras funcionalidades.
Um sistema TMS também serve como centro de logística em uma rede colaborativa de carregadores, transportadores e clientes. O TMS totalmente implantado deve atender objetivos como:
Conclusão dos requisitos fundamentais de execução de cadeia de suprimentos;
Maior flexibilidade para fazer mudanças em planos de entrega;
Melhoria da prestação de contas com a visibilidade da cadeia de transporte;
Reduzir os custos através do planejamento de rotas, otimização de carga;
Suporte às tomadas de decisão por meio de indicadores de desempenho.
Sistemas de Gestão de Armazéns – WMS
Um sistema de gerenciamento de armazém, do inglês Warehouse Management System - WMS, é um aplicativo de software que suporta as operações de rotina de um armazém. Ele promove o gerenciamento centralizado de tarefas, tais como níveis de inventário de monitoramento e ações locais. O WMS pode ser uma aplicação só ou parte de um Enterprise Resource Planning - ERP, sistema integrado de gestão empresarial. Entre as funcionalidades do WMS, destacam-se as seguintes:
Programação e entrada de pedidos;
Planejamento e alocação de recursos;
Controle de portaria;
Recebimento e inspeção de cargas;
Definição de endereçamento dos produtos;
Estocagem;
Separação de pedidos (picking);
Embalagem;
Carregamento;
Expedição;
Emissão de documentos;
Inventário;
Definição e controle de rotas de coleta.
Seus benefícios são: otimização das atividades operacionais (fluxo de materiais) e administrativas (fluxo de informações), redução de custos, melhorias no nível de serviço e nos indicadores de desempenho e fornecimento de dados para a tomada de decisão.
Sistema de Monitoramento de Entregas
Os Sistemas de Monitoramento de Entregas auxiliam na excelência do serviço, melhorando a produtividade a confiabilidade. São aplicações com as quais os condutores conseguem visualizar os embarques e entregas, podem buscar informações por meio de códigos de barras em documentos fiscais e podem confirmar a entrega fotografando, produzindo áudio ou fazendo um check in via GPS no local em que a carga é entregue, materiais que podem ser enviados aos gestores via SMS e além de tudo isso, a própria transportadora consegue se comunicar, notificando o motorista durante a viagem, melhorando o controle da operação e facilitando a tomada de decisões.
Sistemas de Roteirização
Conhecidos também como roteirizadores, os sistemas de roteirização são ferramentas que ajudam no planejamento da operação de transporte e distribuição de cargas. Eles fazem cálculos de quilometragem, auxiliando na auditoria para pagamento de fretes às transportadoras terceirizadas, por exemplo. Entre as principais funcionalidades de um bom sistema de roteirização, estão: definição exata das rotas, programação de veículos considerando o volume das entregas e as rotas percorridas e a determinação prévia do tamanho da frota.
Com o roteirizador é possível planejar a sequência de locais onde as entregas devem ser feitas, considerando a localização geográfica e as condições de viagem e, assim, planejar o carregamento da carga, prever consumo de combustível, entre outros benefícios.
Sistemas de Gestão de Fretes
Sistema modelo é o Polifrete. Ele faz a gestão de fretes rodoviários, com foco em embarcadores e transportadoras, em que seu principal recurso é a oferta de fretes para grupos fechados de motoristas de confiança do embarcador reduzindo a dificuldade de encontro entre negociadores e agenciadores. Ele integra indústria e distribuidores a transportadoras e motoristas autônomos na plataforma e através de algorítmos inteligentes, o processo de contratação de fretes é automatizado, gerando gestão e economia para motoristas e empresas.
A plataforma Polifrete permite que o embarcador cadastre sua base de motoristas, e a partir do cadastro, faça ofertas de frete para que os motoristas deem sua oferta para transportar a carga. Com o Polifrete você amplia o seu network, faz troca de contatos e obtém lucros.
Conheça o Polifrete! Clique aqui para solicitar uma demonstração
Encontre-nos também nas Redes Sociais:
Twitter
Facebook
GooglePlus
Youtube
Os melhores sistemas para gestão logística
Receba nossos artigos em sua
caixa de entrada semanalmente.
Não enviaremos nenhum spam para seu email cadastrado.
Os melhores artigos todas as semanas
Acompanhe as melhores noticias, atualizações
através do nosso blog.
através do nosso blog.
Quem nos apoia
Nessa estrada de inovação somos apoiados por grandes entidades.