Dentre os custos que o caminhoneiro tem de arcar, o alto consumo de combustível é o mais representativo deles; e nesse primeiro semestre de 2015, não foi segredo para ninguém que a alta no preço dele prejudicou bastante.
Pensando nisso, seu melhor amigo traz dicas que podem ajudar o seu bolso:
Diminua a velocidade: Caminhões a diesel consomem o dobro de combustível quando estão 40% acima da velocidade. Se você reduzir a velocidade de 120 para 100 km/h, seu caminhão poderá aumentar o rendimento em 0,5 km por litro.
Aerodinâmica: Um dos fatores que tem papel importante na hora de economizar combustível é a aerodinâmica do veículo. Se na carroceria de seu caminhão forem instalados aerofólios apropriados, poderá haver uma economia variando entre 5 a 7%.
Inatividade: Um caminhão parado continua consumindo combustível; isso porque o motor, quando está ligado, pode gastar 3,8 litros de combustível por hora. Já estão disponíveis tecnologias que ajudam a reduzir o consumo quando o ar condicionado, rádio, refrigerador e outros dispositivos estiverem funcionando com o motor ligado.
Pneus calibrados: A calibragem dos pneus além de garantir mais segurança na hora de dirigir, ajuda na economia de combustível.
Planejamento de rota: Uma rota bem planejada evita congestionamentos e deslocamentos mais longos que o necessário.
Cuidado com o peso: O sobrepeso da carga transportada pode comprometer no rendimento do caminhão. Arrumar a carga de maneira uniforme ajuda na distribuição do peso e no rendimento do veículo.
Postos de confiança: Sempre abasteça em postos de confiança para ter a certeza de estar consumindo combustível de qualidade.
Abasteça de noite: Escolha o período da noite, antes de dormir, para encher seu tanque, assim você evita o acúmulo de água no interior dos tanques.
Não faça dupla embreagem: Hoje ela é desnecessária, já que atualmente os caminhões já ficam debreados com uma pisada e as acelerações desperdiçam combustível.
Não ande na “banguela”: Usar o caminhão no ponto-morto, ou na “banguela”, danifica a caixa de transmissão por falta de lubrificação e o veículo fica como se estivesse em marcha lenta, consumindo mais combustível.
Colocando essas medidas em prática o consumo de combustível poderá ser menor e o seu caminhão, além do seu bolso, agradece!
Você também pode gostar de: http://blog.polifrete.com/imposto-sobre-combustivel-impacta-setor-de-transportes-e-precos-ao-consumidor/
Você também pode gostar de: http://blog.polifrete.com/imposto-sobre-combustivel-impacta-setor-de-transportes-e-precos-ao-consumidor/