O que entendemos por materiais sobressalentes? São materiais de reposição, itens de demanda independentes, ou seja, cuja demanda não guarda relação de dependência com a demanda de nenhum outro item ou atividade da organização, a demanda das quais, portanto tem de ser prevista por algum método. Embora não se trate de itens incorporados aos produtos em si, são de grande importância para algumas organizações, pois a falta deles pode representar perdas substanciais, já que pode acarretar parada e por vezes indisponibilidade por longos períodos de equipamentos importantes.
Tipos de materiais sobressalentes
- Itens reparáveis - são unidades que podem ser recuperadas, isto é, em caso de avaria, a peça é substituída por semelhante e a que apresenta falha, vai para o centro de reparação para posteriormente ser reposta no armazém;
- Itens consumíveis ou descartáveis - são unidades que são diretamente descartadas e substituídas por outras que se apresentam em estoque.
Um dos grandes desafios dos gestores é conseguir definir a quantidade e localização dos materiais sobressalentes, como é o caso do setor da aeronáutica, que possui peças com elevado custo de aquisição e de armazenamento. Existem duas razões para procura de peças de aviões estacionar: pequenas peças que vão ter uma procura mais previsível (os parafusos, filtros, chips, etc.) e as peças de maior porte e maior valor acrescentado, (motores, sistemas hidráulicos, componentes das asas, etc.) que vai variando ao longo do tempo. Para estas peças de maior valor existem umas previsões de quanto tempo demoram a danificar-se ou mesmo destruir-se, mas mesmo assim nunca se tem a certeza de que elas aguentam até a essa estimativa. Por isso mesmo, tem que se ter uma atenção especial para que não tenhamos uma ruptura do estoque nem um excesso de peças sobressalentes de valor acrescentado.
VER TAMBÉM: 9 dicas para um bom controle de estoque.
Como os materiais sobressalentes influenciam na logística
A gestão de peças sobressalentes é uma parte fundamental da logística, pois geralmente representa cerca de 19 a 35% do custo unitário do produto. Para que esta gestão não seja uma dificuldade para os gestores, não pode ser só observada do ponto financeiro e/ou operacional, mas também como um serviço para o cliente, isto é, o serviço pós-venda é também muito importante para satisfazer as necessidades do cliente. Esta gestão de materiais sobressalentes consiste em ter certo número de unidades do produto em armazém para que em caso de avaria ou defeito a empresa se encontrar capacitada para solucionar o problema em questão.
A importância da localização dos armazéns
A localização de armazéns é um dos pontos elementares da logística de materiais sobressalente, pois a resposta à procura de peças tem que ser o mais reduzida possível, daí optar por ter um ou dois (no máximo) armazéns por continente e a maior parte espalhados por todo o mundo. Os armazéns espalhados por todo o mundo, geralmente denominados regionais, situam-se em locais de serviço para que possam controlar melhor o nível de serviço da procura, isto é, o armazéns centrais tentam satisfazer a procura o mais rapidamente possível enquanto os armazéns regionais fornecem ao armazém central.