A equipe do Blog Polifrete traz hoje um tema que chama atenção das organizações a Logística Integrada. Empresas e indústrias têm buscado soluções que integrem a cadeia de suprimentos e melhore sua operação, pois não notar ou investir neste novo conceito de gestão é um erro que pode levá-las a ficarem atrás no avanço logístico.
Com o objetivo de auxiliar as empresas a Logística Integrada não fica parada somente nos processos de gestão de estoque e transporte e permite um gerenciamento mais eficaz das atividades de compras, armazenagem, do processo produtivo e todas as etapas do transporte e permite, ainda, o acompanhamento das atividades de seus fornecedores e parceiros, integrando processos que são relacionados e que impactam nas próximas etapas.
Ela é composta em três áreas principais, Logística inbound, representando a gestão de suprimentos e a interface da empresa com seus fornecedores, Logística Industrial, representando as operações de planejamento, programação e controle da produção dentro da empresa e Logística Outbound, representando a distribuição física de produtos e a interface da empresa com seus clientes. Juntas estas três áreas formam o processo de atendimento da demanda e prestação de serviço ao cliente, desde a compra de matérias primas até a entrega de produtos acabados.
Tendência, a Logística Integrada, além da gestão dos processos, trata da gestão do fluxo de informações que são geradas e compartilhadas ao longo da cadeia. Um dos aspectos mais importantes a respeito da aplicação da Logística Integrada é a gestão da comunicação entre as partes.
Para que os processos possam ser otimizados, alinhados e operar com sinergia, é necessário manter um fluxo de informações constante, claro e objetivo, onde o compartilhamento de informações em tempo real é fundamental para que decisões sejam tomadas em menor tempo e de forma muito mais assertiva.
Por exemplo, o setor de estoques precisa informar a respeito dos níveis de estoque dos itens para que o setor de compras possa saber exatamente o que e em quais quantidades a mercadoria precisa ser comprada e, a partir disso, acionar o fornecedor. O setor de vendas também deve estar ciente destas informações, para que possa identificar a disponibilidade dos produtos para poder oferecer corretamente aos seus clientes.
Benefícios:
– A Logística Integrada proporciona o controle sobre o fluxo dos produtos e processos, ou seja, com a integração das áreas e empresas envolvidas na cadeia logística, um gestor pode acompanhar um fluxo de venda do momento que o fornecedor libera os produtos até a última ponta, que é a entrega ao cliente final.
– Com o foco voltado para outros processos, que não sejam apenas atividades logísticas, o trabalho de melhoria contínua e otimização das rotinas de trabalho passa a existir ao longo de toda a cadeia, o que acaba beneficiando todos os elos envolvidos.
– Melhores índices de produtividade, redução de custos ao longo de toda a cadeia, aumento da lucratividade, criação de valor e, principalmente, aumento da vantagem competitiva, uma vez que as empresas deixam de ser competidores isolados e passam a competir como uma cadeia no mercado.
A Logística Integrada se trata da evolução da forma como a logística é gerenciada, visto que, ela deixa de manter o foco apenas em atividades operacionais como recebimento, gestão de estoques e distribuição, por exemplo, e passa a gerenciar e acompanhar outros processos que estão dentro de uma cadeia de suprimentos , desde o fornecedor de matéria-prima, até a chegada do produto ao cliente final.
Para se manter sempre informado, sobre fretes, transporte e logística curta a página do Polifrete no Facebook e siga – nos no Twitter!
Outras redes: