Você sabia que Itabaiana é a Capital do Caminhão do Brasil?
Município do estado de Sergipe, situada a 54 km da capital, a cidade é carente em meios de transporte, em número de veículos e horários, porém, sua vida econômica é facilitada pelo grande fluxo de caminhões de carga e por isso é chamada de “Capital dos Caminhões”.
A cidade de Itabaiana apresenta o maior percentual de caminhões por pessoa do país, e por isso foi contemplada com o título de Capital Nacional do Caminhão, por meio do Projeto de Lei de autoria do senador Eduardo Amorim que foi aprovado e sancionado pela presidenta Dilma Rousseff em 20 de novembro de 2014.
Posicionada estrategicamente, no que diz respeito ao transporte de cargas para a Região do Nordeste, a cidade também aguarda por meio da indicação de nº 35/2016, a declaração da Festa dos Caminhoneiros de Itabaiana como Patrimônio Cultural e Imaterial do Estado e a incluisão no Calendário Oficial de Eventos do Estado de Sergipe.
Na Capital do Caminhão, a paixão pelo transporte de carga começa logo cedo, e são os futuros caminhoneiros que abrem todos os anos a festa. Aproximadamente duas mil crianças e adolescentes participam da Carreata de abertura.
Durante a programação da famosa Festa dos Caminhoneiros de Itaibaiana é escolhida a Rainha dos Caminhoneiros, através de um concurso onde as mais belas da cidade desfilam em uma passarela colocada em um palco na Praça de Eventos que atraí grande público.
O ponto mais marcante de toda a festa é a “Carreata de Caminhões” com buzinaço que começa de madrugada e transcorre durante todo o dia.
A Festa dos Caminhoneiros em Itabaina é também considerada como o maior evento de caminhões do Brasil e recebe todos os anos caminhoneiros e turistas de todo país, que vão a cidade conferir a variada programação festiva, com foco na cultura do município.
A festa reúne a maior concentração de caminhoneiros do Estado, e os “heróis da estrada” são homenageados com grandes shows, brincadeiras e sorteios de prêmios.
Já reconhecida pelo Congresso Nacional como a “Capital do Caminhão”, Itabaiana agora aguarda a declaração da Festa dos Caminhoneiros como Patrimônio Cultural e merece destaque, visto que, é um evento que tem mais de cinco décadas e onde as principais empresas do segmento do caminhão, montam seus stands para expor seus produtos, além de já ter se tornado tradição.