Como a nova geração de internet vai impactar na logística?
Vamos direto ao ponto. Provavelmente você conhece ou já ouviu falar no desenho animado Os Jetsons, certo? Lembra que na animação tudo era automatizado? Portas se abriam por meio da biometria, aspiradores de pó eram acionados sozinhos diante do menor vestígio de poeira e aparelhos eletrônicos eram ligados por comando de voz, assim como fazemos com a Alexa.
Pois é, essa tecnologia é conhecida por IoT (Internet of Things) ou Internet das Coisas, que é capaz de incorporar objetos físicos a sensores ou softwares, permitindo a troca de dados por meio da internet. E, resumidamente, essa tecnologia vai fazer toda a diferença na logística daqui por diante.
O que a IoT tem a ver com o 5G?
A gente explica. A quinta geração de internet móvel promete uma velocidade 20x maior que a 4G, uma conexão estável com velocidade ultrarrápida capaz de baixar e enviar arquivos instantaneamente. Além de ligar muitos objetos à internet, ao mesmo tempo, reduzindo o tempo de resposta entre diferentes dispositivos.
E o que tudo isso tem a ver com a Logística?
Desta vez quem explica é Bruno Gregório, Founder e CEO da Polifrete. “Não tenho dúvidas que a combinação Internet das Coisas e redes 5G irão beneficiar a logística. Fluidez de mercadores e capacidade de rastreamento, por exemplo, vão melhorar consideravelmente. Já pensou no uso de drones com câmeras acompanhando, fiscalizando e fazendo a segurança da mercadoria durante toda a viagem? Em breve, isso pode se tornar realidade”, afirma Gregório.
Hoje em dia, os sistemas de segurança já dependem de conectividade via wi-fi e redes móveis. Dessa maneira, o 5G será o encarregado por desenvolver novas possibilidades. Assim, rastreadores e sensores devem se multiplicar e ficará ainda mais simples para os sistemas mapearem ao mesmo tempo o veículo, a carga, o trânsito, as pessoas e os arredores.
Outra perspectiva é que o 5G irá melhorar as experiências de consumo on-line. E o aumento da compra virtual traz impacto no sistema de logística, e por consequência no transporte rodoviário de cargas.
O 5G está disponível em países como Estados Unidos, Coreia do Sul, Japão e China. No Brasil, a tecnologia estará disponível a partir de julho de 2022.
Sobre a Polifrete
É uma startup liderada por Bruno Gregório, Founder e CEO da empresa, que auxilia indústrias que terceirizam a logística com transformação digital para automatizar o processo de contratação, gerenciamento, rastreamento, digitalização de documentos, auditoria e pagamento de frente.
Precisa dos serviços da Polifrete? Acesse o site www.polifrete.com.br ou mande um e-mail para atendimento@polifrete.com.