Dentro das funções logísticas, o transporte é uma das principais, representando a maior parcela dos custos logísticos na maioria das organizações, tendo papel importantíssimo no desempenho de diversas dimensões do Serviço ao Cliente representando, cerca de 60% das despesas logísticas.
Basicamente, as principais funções do transporte na logística estão envolvidas às dimensões de tempo e utilidade de lugar. O transporte de mercadorias sempre foi necessário e continua sendo utilizado para disponibilizar produtos onde existe demanda potencial, dentro do prazo adequado às necessidades do comprador e apesar dos avanços tecnológicos que permitem a troca de informações em tempo real, o transporte não se tornou obsoleto e continua sendo fundamental para que seja atingido o objetivo logístico, que é o produto entregue corretamente, na quantidade, hora e endereço certos pelo menor custo negociado.
A maioria das empresas brasileiras vêm buscando atingir este objetivo em suas operações e apostam e acreditam que a função transporte é uma forma de ser um diferencial competitivo.
Dentre as iniciativas para otimizar as atividades de transporte, destacam-se investimentos realizados em tecnologia de informação que trabalham para suprir as necessidades das empresas oferecendo melhor planejamento e controle da operação, assim como a busca por soluções avançadas que possibilitem uma redução significativa nos custos. Temos como exemplo o aplicativo Polifrete que oferece uma gestão de frete inteligente desde a indústria, transportadoras e motoristas, automatizando todo processo da cadeia de contratação de frete, de forma robusta e inteligente.
O transporte é realmente o diferencial competitivo na logística, sendo válido, além de optar por aplicativos tecnológicos para obter vantagens e lucros investir também em algumas mudanças culturais na empresa que também colaboram para otimizar o processo de transporte e entregas. Confira algumas dicas:
Adote normas e treinamentos: Consiga fluidez nas operações com uma equipe mais assertiva, treinando-a, você elimina dúvidas corriqueiras e otimiza o processo de entrega. Treine e invista em seus talentos humanos, funcionários capacitados são fundamentais para a eficiência da empresa.
Organize o processo de entrega: Tenha processos bem definidos desde o início das operações, a centralização dos pedidos, ao carregamento dos caminhões e a entrega. A organização do armazém para encontrar as mercadorias de forma mais fácil, também contribui bastante para agilizar a entrega.
Controle as operações e registros: Registre os resultados obtidos e acompanhe as operações em execução, assim você poderá saber os ofensores de adversidades que acontecem, dando a você a oportunidade de reverter ou gerenciar determinados fatores que podem prejudicar a sua logística.
Avalie os resultados: Utilize indicadores que mostrem o nível de eficiência de sua operação. Meça a produtividade da frota e gere relatórios diferenciados para medir a eficiência de sua empresa.
A importância do transporte na estratégia logística
Receba nossos artigos em sua
caixa de entrada semanalmente.
Não enviaremos nenhum spam para seu email cadastrado.
Os melhores artigos todas as semanas
Acompanhe as melhores noticias, atualizações
através do nosso blog.
através do nosso blog.
Quem nos apoia
Nessa estrada de inovação somos apoiados por grandes entidades.