Dentro das funções logísticas, o transporte é uma das principais, representando a maior parcela dos custos logísticos na maioria das organizações, tendo papel importantíssimo no desempenho de diversas dimensões do Serviço ao Cliente representando, cerca de 60% das despesas logísticas.
Basicamente, as principais funções do transporte na logística estão envolvidas às dimensões de tempo e utilidade de lugar. O transporte de mercadorias sempre foi necessário e continua sendo utilizado para disponibilizar produtos onde existe demanda potencial, dentro do prazo adequado às necessidades do comprador e apesar dos avanços tecnológicos que permitem a troca de informações em tempo real, o transporte não se tornou obsoleto e continua sendo fundamental para que seja atingido o objetivo logístico, que é o produto entregue corretamente, na quantidade, hora e endereço certos pelo menor custo negociado.
A maioria das empresas brasileiras vêm buscando atingir este objetivo em suas operações e apostam e acreditam que a função transporte é uma forma de ser um diferencial competitivo.
Dentre as iniciativas para otimizar as atividades de transporte, destacam-se investimentos realizados em tecnologia de informação que trabalham para suprir as necessidades das empresas oferecendo melhor planejamento e controle da operação, assim como a busca por soluções avançadas que possibilitem uma redução significativa nos custos. Temos como exemplo o aplicativo Polifrete que oferece uma gestão de frete inteligente desde a indústria, transportadoras e motoristas, automatizando todo processo da cadeia de contratação de frete, de forma robusta e inteligente.
O transporte é realmente o diferencial competitivo na logística, sendo válido, além de optar por aplicativos tecnológicos para obter vantagens e lucros investir também em algumas mudanças culturais na empresa que também colaboram para otimizar o processo de transporte e entregas. Confira algumas dicas:
Adote normas e treinamentos: Consiga fluidez nas operações com uma equipe mais assertiva, treinando-a, você elimina dúvidas corriqueiras e otimiza o processo de entrega. Treine e invista em seus talentos humanos, funcionários capacitados são fundamentais para a eficiência da empresa.
Organize o processo de entrega: Tenha processos bem definidos desde o início das operações, a centralização dos pedidos, ao carregamento dos caminhões e a entrega. A organização do armazém para encontrar as mercadorias de forma mais fácil, também contribui bastante para agilizar a entrega.
Controle as operações e registros: Registre os resultados obtidos e acompanhe as operações em execução, assim você poderá saber os ofensores de adversidades que acontecem, dando a você a oportunidade de reverter ou gerenciar determinados fatores que podem prejudicar a sua logística.
Avalie os resultados: Utilize indicadores que mostrem o nível de eficiência de sua operação. Meça a produtividade da frota e gere relatórios diferenciados para medir a eficiência de sua empresa.