A pandemia de Covid-19 afetou todos os setores da economia, inclusive o de transportes e logística
A pandemia do novo coronavírus ainda não chegou ao fim, mas é certo que ela trouxe mudanças em vários setores, e no de transportes e logística não foi diferente. Quer saber por quais impactos e desafios essa área precisou passar por conta do vírus? É o nosso assunto de hoje.
O atendimento não pode ser mais o mesmo
Antes de março de 2020, as pessoas eram acostumadas a entrar em contato com as empresas presencialmente ou pela internet, mas muito ainda era feito de forma física. A partir de então, houve a recomendação de as pessoas ficarem em casa, e as compras online dispararam.
Segundo dados do Portal E-commerce, o aumento nas vendas virtuais foi de 50% durante os primeiros meses da pandemia. Com isso, o setor de transporte e logística também mudou consideravelmente, portanto o atendimento não pode ser mais o mesmo.
Foi necessário implementar formas de atender melhor o cliente, e muitas empresas se forçaram a criar múltiplos canais de atendimento aos clientes e fornecedores. E mais: muitas delas fizeram isso com regime home office, para evitar aglomerações em seus locais físicos.
Ferramentas tiveram que ser aprimoradas
Por conta desse aumento considerável nas vendas, também foi necessário aprimorar as ferramentas de gestão e controle da frota. Isso porque tornou-se imprescindível ter mais visibilidade sobre as operações.
Veja que muitas pessoas não tinham como fazer home office, devido às características do seu trabalho, mas a jornada foi escalonada ou reduzida, então a comunicação e o controle das informações podem ter sofrido mudanças importantes nas empresas de transporte e logística que não tinham processos aprimorados.
A retração econômica forçou a tomada de decisões
Acima nós citamos o escalonamento e/ou a redução da jornada nas empresas. Isso aconteceu em grande parte delas, por conta da retração econômica provocada pela pandemia, então muitas empresas foram forçadas a tomar decisões para fazer mais com menos.
No setor de transportes e logística, assim como em outros onde essas medidas são possíveis, sugeriu-se reuniões virtuais semanais para o alinhamento das informações, principalmente porque o escalonamento pode ter provocado falhas na comunicação.
Ademais, estratégias inteligentes para ter mais controle sobre as informações e a frota são favoráveis ao momento, para promover o máximo custo/benefício às empresas.
O novo normal das compras online
A pandemia do novo coronavírus está dando sinais de que seu fim está próximo, porém os impactos no setor de transportes e logística mostraram uma face que veio para ficar. Isto é, mesmo com o fim da pandemia, a situação atual não tende a mudar no quesito vendas online.
Muitas pessoas, antes da pandemia, se sentiam receosas de fazer compras virtuais, principalmente porque era muito cômodo ir ao comércio local realizar seus pedidos e já os levar para casa. Contudo, com a recomendação de ficar em casa, essas pessoas experimentaram a internet para comprar e gostaram, se tornando adeptas das compras online.
Isso já era esperado, mas a pandemia acelerou as estatísticas. Sendo assim, empresas de transporte e logística precisam ter um rigoroso controle de frota e um excelente suporte ao cliente e aos fornecedores. Quem ainda não fez isso está perdendo!
Conte com a Polifrete e fique tranquilo
Se você precisa contratar uma empresa de transporte e logística com o máximo de qualidade e segurança, achou a Polifrete. Nós já estamos adiantados com esses requisitos que a pandemia trouxe às empresas, e estamos preparados para atender você com o melhor custo/benefício.
Aqui, o controle de informações é preciso, e as rotas podem ser acompanhadas, tudo feito de forma econômica, fácil e sem burocracia. Conte com a Polifrete e fique tranquilo!