Uma das maiores dificuldades na vida dos caminhoneiros autônomos é conseguir um faturamento proveniente de fretes que seja suficiente para pagar todas as contas e, ainda, proporcionar boa qualidade de vida para si e a sua família.
Trabalhar com o transporte de mercadorias e fretes de todos os tipos pelas rodovias do Brasil não é fácil, e em períodos de crise econômica, as dificuldades nas estradas aumentam os custos das operações e o esfriamento dos negócios no país, faz com que os serviços diminuam e a concorrência eleve, levando os valores dos fretes para baixo e com dificuldades de lucro.
Tendo em vista essa realidade, o caminhoneiro precisa conhecer todas as possibilidades existentes no mercado para aumentar o seu faturamento. Para isso o Blog Polifrete irá indicar para você nesta publicação, as tendências e estratégias mais inteligentes para conseguir fretes com mais lucro.
Para começar vamos lhe atentar sobre o importante papel das novas tecnologias, que além de modernizar o negócio, é uma tendência que garante grandes vantagens competitivas, eficientes e produtivas.
Estratégias
Leia também:
- Aplicativos de frete - Para os caminhoneiros autônomos, é muito difícil disputar com a capacidade de marketing e propaganda das grandes empresas de transporte. Por isso, o melhor é poder enviar propostas para os embarcadores, sem precisar esperar que eles entrem em contato pedindo orçamentos diretamente. Dessa forma, caminhoneiros de todo o país têm acesso a uma variedade de clientes sem precisar investir em propaganda ou se preocupar em ter uma equipe de atendimento e vendas. Clique aqui e conheça a plataforma Polifrete;
- Agarrar as oportunidades - Em épocas de concorrência alta e desvalorização dos fretes, quanto mais opções para sair do lugar-comum, melhor. Aproveite todas as oportunidades de faturamento com o seu caminhão, ou seja, o que o seu caminhão for apropriado para transportar carregue;
- Fretes retorno - Para melhorar o seu faturamento, é importante que o caminhoneiro aumente a eficiência de suas viagens, não perdendo a oportunidade de utilizar espaços vazios no caminhão. Dessa forma, a margem de lucro é melhorada, já que os custos podem ser diluídos em mais entregas. O frete de retorno ajuda a pagar as despesas e você ganha uma grana extra. Para isso, utilize o Polifrete, para conseguir serviços compatíveis com as datas de chegada e partida do destino.
- Diversificação dos serviços - Muitos caminhoneiros especializam-se em um único tipo de carga e se esquecem de outras possibilidades que o seu caminhão pode oferecer. Em um momento de baixa nos valores dos fretes e alta concorrência no mercado, vale a pena conferir outros serviços que podem ser realizados para complementar a renda.
- No Brasil, quase a metade dos fretes são de apenas um tipo, onde 48,3% é transporte de cargas soltas, sendo que existem vários outros tipos de fretes e cargas que podem ser transportadas e lhe render maior lucro. Alguns exigem investimento adicional, mas outros não. Que tal se especializar em outras categorias como: Cargas Frigoríficas, Cargas Vivas, Cargas Especiais e de grande porte, Cargas Líquidas não perigosas e transporte de medicamentos?
- Driblar a concorrência - Com uma concorrência menor você tem maiores chances de praticar um preço justo de frete, exercer e sustentar um relacionamento com seu cliente por muito mais tempo. Saiba o que transportar.
- Metodologia para Cálculo de Frete - É fundamental que você garanta fretes com lucro. Mas isso depende do cálculo para cobrança de frete que você adota. É preciso ter consciência de cada um dos gastos envolvidos no transporte de uma carga para garantir estabilidade financeira, como também oferecer um preço justo.
- Para isso, considere as horas efetivas da prestação do serviço ou faça o cálculo com base na quilometragem rodada pelo veículo. Tenha em mente que o ideal é seguir a mesma metodologia de cálculo sempre. Programe-se para os próximos cálculos serem feitos com a mesma base. Dessa forma, a empresa mantém um padrão de cobrança e pode ter uma base para futuras comparações entre rotas. Considere tudo: Peso do frete, Valor da carga, Gerencimento de Risco, Custos Fixos do Veículo, Custos Indiretos da Operação de Transporte, Pedágios. Não repita erros!
- Cálculo do frete como rotina - O país enfrenta a maior crise dos últimos vinte anos, e os transportadores estão entre os que mais sofrem com esta condição econômica. Por causa disso, muita gente olha apenas para o valor do frete. Fazer o cálculo de fretes não é algo tão complexo, e por isso você não pode deixar de realizar esta rotina. Calcule todos os custos fixos e variáveis que serão gerados em uma viagem antes de você aceitar um frete, permitindo que você tome uma decisão consciente.
- Disponibilidade - O mercado nunca vai ser ruim para todos, sempre existem oportunidades que ninguém te conta, mas para que elas apareçam você precisa estar no lugar certo e na hora certa. Fique online nos aplicativos. Se você tem dificuldades em encontrar bons fretes use a nossa plataforma Polifrete.
- Cuidados com caminhão - Esteja atento às suas necessidades. O seu caminhão está lhe atendendo o lhe dando despesas? Se preciso invista para ter mais retorno. Faça manutenção e não deixe que seu meio de transporte se torne um problema no futuro.
- Estudo e atualização - Saber as possibilidades e oportunidades disponíveis no mercado para aumentar o faturamento e complementar a renda é importantíssimo para o caminhoneiro autônomo sobreviver a um cenário cada vez mais concorrido, por isso, esteja atento às inovações, se atualize, se interaja com as novas tecnologias e use-as ao seu favor, seja para fazer o cálculo do frete, para atrair novos clientes, extrair relatórios, e otimizar o seu faturamento.
Leia também:
Como elaborar orçamento de frete rodoviário com economia?Twitter Facebook GooglePlus Youtube