A partir do dia 2 de março motoristas profissionais do transporte rodoviário coletivo de passageiros e de fretes deverão realizar exames toxicológicos a cada 60 dias, segundo portaria do Ministério do Trabalho e Previdência Social.
Os motoristas deverão fazer exame toxicológico nos momentos de contratação e desligamento das empresas. O exame tem como objetivo identificar se em até 90 dias antes da coleta, o motorista profissional fez uso de drogas.
Por meio do teste será identificado o consumo de maconha, cocaína, crack, anfetaminas, metanfetaminas, fármacos, como codeína e morfina, que são analgésicos, e ate remédios usados no tratamento contra obesidade feitos à base de anfetaminas, como anfepramona, femproporex e mazindol.
Motoristas autônomos não estão dentro dessa Portaria, visto que, a regulamentação para esse grupo será feita através de uma resolução do Conselho Nacional de Trânsito que está sendo elaborada pelo Departamento Nacional de Trânsito - Denatran.
O modelo a ser implementado é inédito no Brasil. Não existe legislação em nenhum outro país do mundo que exija o exame toxicológico a partir do fio de cabelo para a renovação de carta de habilitação. A quantidade e a duração do uso identificadas no exame serão submetidas à avaliação médica em clínica credenciada, que emitirá um laudo final de aptidão do candidato a condutor. A existência da substância psicoativa não configura isoladamente uso ilícito ou dependência. O médico avaliador é o responsável final pela análise e pela avaliação das informações.
O Contran estabelece na Resolução 460 os procedimentos que permitem ao cidadão a realização do exame, o anonimato, o conhecimento antecipado do resultado e sua decisão sobre a continuidade ou não dos procedimentos de habilitação profissional, somente possível mediante a apresentação no Detran do exame laboratorial.
Pela regulamentação, é assegurado ao trabalhador o direito à contraprova e à confidencialidade dos resultados dos exames e caberá à empresa pagar pelos exames envolvidos na contratação e no desligamento.
Está em busca de fretes? Acesse a página do Polifrete e baixe o aplicativo: http://motoristas.polifrete.com/
Exame toxicológico será obrigatório a partir de março
Receba nossos artigos em sua
caixa de entrada semanalmente.
Não enviaremos nenhum spam para seu email cadastrado.
Os melhores artigos todas as semanas
Acompanhe as melhores noticias, atualizações
através do nosso blog.
através do nosso blog.
Quem nos apoia
Nessa estrada de inovação somos apoiados por grandes entidades.