Pessoal, aqui estou novamente, Carlão Carreto, para falar de um assunto importante para todos os motoristas e caminhoneiros, que é a obrigatoriedade da realização do exame toxicológico que entrou em vigor no dia 02 de março de 2016.
Com a Lei 13.103 de 2015 e a Portaria 116 do Ministério do Trabalho, tornou-se obrigatória a realização de exames toxicológicos, desde março de 2016, para admissão nas empresas e nas emissões de CNHs, em que os exames deverão ser realizados em Clínicas de Medicina Ocupacional, Médicos do Trabalho e Clínicas de Medicina de Tráfego.
A resolução do Conselho Nacional de Trânsito - Contran, que entrou em vigor no dia 2 de março exige que todos os empregadores de motoristas profissionais devem realizar exames toxicológicos de larga janela de detecção na admissão e desligamento de seus funcionários, sendo que os exames toxicológicos devem ser realizados por empresas devidamente certificadas para o objetivo.
Os exames toxicológicos devem ser interpretados por Médico Revisor - MR capacitado. As empresas somente recebem os relatórios contendo a informação: usuário ou não de substâncias psicoativas prescritas, e com base no relatório toxicológico as empresas estão livres para contratar ou não o proponente ao cargo.
É meus amigos, a obrigatoriedade dos exames toxicológicos de larga janela para obtenção e renovação das CNHs, nas categorias C, D e E vai ajudar muito na segurança, pois pretende retirar das estradas, motoristas que colocam em risco a vida das pessoas, visto que, o Brasil tem uma das taxas mais altas de pessoas mortas no trânsito.
Todo ano perdem a vida no trânsito mais de 45.000 pessoas, vítimas de acidentes e estima-se que as drogas – em combinação com o álcool ou isoladas – estejam presentes em mais de 40% dos casos. Em relação aos motoristas profissionais, nas estradas, sabe-se – através de pesquisas realizadas pela Polícia Rodoviária Federal e confirmada por outras pesquisas independentes de universidades – que mais de 30% dirigem sob o efeito de cocaína ou anfetaminas.
Com o teste é permitido garantir que o motorista não está exercendo a profissão sob efeito de alguma substância que comprometa o raciocínio e capacidade de reflexão. Ele é feito a partir da análise de amostras de queratina ( cabelo, pelo ou unhas ) e é capaz de identificar o uso de drogas nos últimos meses, além de, também dar uma noção da quantidade de droga ingerida no período.
O exame consegue detectar substâncias como cocaína, crack, maconha, anfetamina e suas derivações dentro de 90 dias. Caso o motorista seja reprovado, ele precisa esperar mais 90 dias para fazer um novo exame e enquanto isso, ele vai estar com a carteira vencida não podendo dirigir e se flagrado, será punido pela legislação.
Meus amigos motoristas e caminhoneiros, o exame toxicológico é muito sério e só tem a contribuir para a segurança no trânsito, pois, impede que motoristas irresponsáveis coloque em risco a vida de quem dirige nas estradas e rodovias, além de torná-los mais responsáveis!
Exame toxicológico agora é Lei!
Receba nossos artigos em sua
caixa de entrada semanalmente.
Não enviaremos nenhum spam para seu email cadastrado.
Os melhores artigos todas as semanas
Acompanhe as melhores noticias, atualizações
através do nosso blog.
através do nosso blog.
Quem nos apoia
Nessa estrada de inovação somos apoiados por grandes entidades.