Manter uma vida saudável na estrada é um grande desafio para os caminhoneiros; sua rotina de horas e horas no comando do volante, os breves momentos de pausa e a pressão de cumprir o prazo de entrega do frete, geram bastante desgaste.
Tanta correria acaba deixando os profissionais do tapete preto mais vulneráveis para problemas de saúde. Para evitar essa situação, o seu melhor amigo resolveu separar algumas dicas que irão contribuir para o seu bem estar.
Beba bastante água
Tenha sempre perto de você uma garra de água e beba ela várias vezes ao longo do dia, principalmente nos dias de calor intenso. Segundo especialistas, é recomendado consumir de 1,5 a 2 litros de água por dia.
Maneire no açúcar do café
É comum os caminhoneiros consumirem uma boa dose diária de café, o que é até bom para a saúde; o problema está na quantidade de açúcar usado para adoçar a bebida, o que traz ganho de peso. Recomenda-se que ao invés do açúcar, o motorista opte pelo adoçante.
Estique os braços e as pernas
Por passar tempo demais na mesma posição, os músculos ficam mais rígidos e precisam de um estímulo; para isso, faça algumas pausas durante o dia e aproveite para andar um pouco e fazer um alongamento simples. Esses pequenos exercícios irão prevenir dores musculares, câimbras, torcicolos, dores nas costas e pernas.
Faça uma refeição mais saudável
Quem vive na estrada tem poucas opções nos cardápios oferecidos pelos restaurantes de postos, mas, pequenas mudanças na alimentação podem fazer a diferença. Ao invés dos tradicionais pratos quentes, dê preferência aos cozidos ou assados.
Tente evitar os consumo excessivo de salgados, petiscos, porções e lanches gordurosos, e adicione as saladas e frutas na sua dieta.
Três refeições e três lanches intermediários
Para evitar os abusos na hora de comer, nutricionistas recomendam fazer três refeições principais ao longo do dia (café da manhã, almoço e janta), intercalados de três lanches intermediários.
Visite seu médico
Como todo bom profissional, os caminhoneiros também devem realizar sua visita periódica ao médico e realizar exames que avaliem seu estado de saúde e indicam se precisam tomar algum cuidado.
Tomando esses cuidados é possível ter uma boa condição física, que proporciona um maior bem estar e disposição na hora de encarar mais uma longa viagem.