Olá! Eu sou o Carlão, o melhor amigo do Caminhoneiro! Muitas pessoas já me conhecem outras não, então muito prazer! Posso ser seu grande amigo! Gosto de auxiliar meus amigos motoristas e caminhoneiros, e durante este mês irei postar uma série de dicas e linguagens de estrada que garantem uma viagem mais segura, inclusive para os veículos de pequeno porte.
Amigos, existem vários sinais que são utilizados para a comunicação visual na estrada por caminhoneiros, motoristas de ônibus e carros. Saber o significado deles é bastante útil e reduz sérios riscos.
O que significa quando um caminhão da seta para esquerda ou seta para direita?
Hoje, irei falar sobre o significado do uso da seta para direita e seta para a esquerda na estrada. Então, atenção! Se o veículo da frente ligar a seta esquerda, saiba que ele está avisando para você não fazer uma ultrapassagem naquele momento, pois, provavelmente há um outro carro vindo no sentido oposto.
Quando ele ligar a seta da direita está informando que, a princípio, pode-se fazer a ultrapassagem, já que não deve haver nenhum outro veículo vindo em direção contrária. Porém, procure também sempre se certificar disso, já que o motorista que sinalizou pode cometer algum engano de cálculo ou mesmo sinalizar que vai sair da estrada e virar a direita, portanto, este tipo de sinalização requer muito cuidado!
Lembre-se também de sempre respeitar a sinalização da rodovia. As placas e a sinalização horizontal indicam o que fazer e não fazer para sua segurança. Muitas pessoas questionam sobre a sinalização dos trechos, principalmente os limites de velocidade, porém lembre-se: os limites de velocidade não são estabelecidos por engenheiros chatos, mas baseados em cálculos que consideram o traçado da pista, condições de pavimento, volume de tráfego, visibilidade, e diversos fatores cujo objetivo é garantir sua segurança e reduzir o risco de acidentes.
Fique com a dica de hoje, seja atento quanto a sinalização e adote os bons hábitos no trânsito na cidade, nas estradas e rodovias.
Um grande abraço do Carlão! Na semana que vem volto com mais orientações da Série Dicas de Estrada!