• 12/05/2015
  • 0 Comentários
  • POR Bruno Gregorio

Daimler lança o primeiro caminhão autônomo nos Estados Unidos

 

O tempo aonde os veículos serão guiados sozinhos não está tão distante; na quarta-feira passada (6/5) a Daimler lançou nos Estados Unidos o primeiro caminhão autônomo do mundo: Freightliner Inspiration Truck.

Contando com uma boa presença de jornalistas, a apresentação do caminhão foi feita em Las Vegas, com direito a emplacamento feito pelo governador do estado de Nevada, Brian Sandoval.

A nova promessa de revolução nos transportes tem um mecanismo simples, bastando o condutor apertar o botão no volante que ativa o piloto automático. Feito isso, o caminhoneiro precisará apenas acompanhar os sistemas eletrônicos do veículo e intervir em caso de mau funcionamento.

Segundo Wolfgang Bernhard, membro do conselho da divisão de caminhões e ônibus da Daimler AG, o Freightliner Inspiration Truck só irá funcionar em rodovias, cabendo a condução em centros urbanos para os motoristas.

Em caso de acidentes, a montadora não se responsabiliza pela causa dele.

Para poder ter a certeza da eficiência do projeto, vários testes foram realizados na Alemanha, onde o veículo percorreu mais de 16 mil quilômetros para comprovar que o seu sistema era confiável.

Trazendo um conjunto de câmeras e radares, o caminhão do futuro consegue “ler” placas e sinais, que ao contrário do sistema já empregado em outros veículos da Daimler, consegue fazer “mais contas”.

Neste vídeo há uma demonstração de como o Freightliner Inspiration Truck funciona na estrada:

Homer Simpson caminhoneiro

Homer caminhoneiro

Muito antes do lançamento desse modelo, os Simpsons já previam o futuro aonde os caminhoneiros teriam esse tipo de caminhão. Confira aqui o episódio em que Homer encara os desafios do tapete preto e entrega o “segredo” da classe.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.