O tempo aonde os veículos serão guiados sozinhos não está tão distante; na quarta-feira passada (6/5) a Daimler lançou nos Estados Unidos o primeiro caminhão autônomo do mundo: Freightliner Inspiration Truck.
Contando com uma boa presença de jornalistas, a apresentação do caminhão foi feita em Las Vegas, com direito a emplacamento feito pelo governador do estado de Nevada, Brian Sandoval.
A nova promessa de revolução nos transportes tem um mecanismo simples, bastando o condutor apertar o botão no volante que ativa o piloto automático. Feito isso, o caminhoneiro precisará apenas acompanhar os sistemas eletrônicos do veículo e intervir em caso de mau funcionamento.
Segundo Wolfgang Bernhard, membro do conselho da divisão de caminhões e ônibus da Daimler AG, o Freightliner Inspiration Truck só irá funcionar em rodovias, cabendo a condução em centros urbanos para os motoristas.
Em caso de acidentes, a montadora não se responsabiliza pela causa dele.
Para poder ter a certeza da eficiência do projeto, vários testes foram realizados na Alemanha, onde o veículo percorreu mais de 16 mil quilômetros para comprovar que o seu sistema era confiável.
Trazendo um conjunto de câmeras e radares, o caminhão do futuro consegue “ler” placas e sinais, que ao contrário do sistema já empregado em outros veículos da Daimler, consegue fazer “mais contas”.
Neste vídeo há uma demonstração de como o Freightliner Inspiration Truck funciona na estrada:
Homer Simpson caminhoneiro
Muito antes do lançamento desse modelo, os Simpsons já previam o futuro aonde os caminhoneiros teriam esse tipo de caminhão. Confira aqui o episódio em que Homer encara os desafios do tapete preto e entrega o “segredo” da classe.
Daimler lança o primeiro caminhão autônomo nos Estados Unidos
Receba nossos artigos em sua
caixa de entrada semanalmente.
Não enviaremos nenhum spam para seu email cadastrado.
Os melhores artigos todas as semanas
Acompanhe as melhores noticias, atualizações
através do nosso blog.
através do nosso blog.
Quem nos apoia
Nessa estrada de inovação somos apoiados por grandes entidades.