O crédito financeiro para fretes é uma saída muito usada por empresas ou motoristas de transporte. Afinal, é uma forma de conseguir adiantar o recebimento e ter mais recursos para manter o caixa saudável.
É exatamente por isso, que nesse texto, vamos explicar melhor esse conceito e esclarecer as principais dúvidas. Então, se você quer saber mais sobre o assunto, siga com a leitura.
O que é crédito financeiro para fretes?
O crédito financeiro é basicamente uma forma de antecipação ou empréstimo que instituições e empresas oferecem para pessoas e empresas. O crédito financeiro para fretes segue o mesmo conceito, mas aplicado para recebimentos de fretes.
Isso porque em muitos fretes os pagamentos são feitos de formas parceladas e o motorista ou empresa não vai receber o dinheiro de uma só vez. E muitas vezes isso acaba gerando um buraco no fluxo de caixa e essas empresas/motoristas precisam encontrar uma forma de equilibrar o seu financeiro.
Para sanar esse “rombo” existem algumas formas de conseguir dinheiro. As mais simples e facilitadas são os empréstimos. Entretanto, esse modelo costuma trazer juros mais elevados e um tanto de burocracia para serem liberados.
Com isso, é comum que deixem essa saída apenas para o último caso.
Dentro desse segmento, surge uma outra forma de receber o dinheiro de forma adiantada, que é a antecipação de recebíveis. Nesse modelo, diferente de um empréstimo, por exemplo, você vai usar as promissórias atestando quanto dinheiro você irá receber nos próximos meses.
Assim, você está pegando esse dinheiro adiantado com a instituição e está se propondo a pagar no prazo programado das entradas.
E embora entrem juros sobre o valor cedido, na grande maioria dos casos, é uma taxa de juros muito menor que de um empréstimo tradicional.
Geralmente, nesse modelo é feita uma análise mais minuciosa da situação da saúde financeira da empresa/pessoa.
Qual a taxa de juros do crédito financeiro para frete?
Nesse contexto, podemos entender as duas formas citadas como as principais formas de entrada de dinheiro para o caixa. Sendo a primeira uma média de conseguir dinheiro e a segunda como uma forma de antecipar o crédito dos fretes que tem a receber.
No primeiro modelo, estamos falando de juros bem mais elevados, que podem passar facilmente de 5% ao mês. Além disso, os juros são maiores dependendo do prazo de pagamento.
Por conta disso, esse modelo é visto como uma forma de conseguir dinheiro rápido, mas tendo um baixo custo-benefício.
Normalmente é usado mais para emergências, do que uma saída válida e constantemente aplicada para “turbinar” os cofres.
Já a segunda forma, com a antecipação de recebíveis, é possível receber um adiantamento das suas entradas futuras, com taxas que ficam entre 1,3% a 3% do valor adiantado
Nesse modelo é preciso comprovar as entradas, seja através de boletos, promissórias, cartão de crédito, entre outras formas que comprovem que a empresa tem a programação de entradas.
Com isso, a empresa se compromete a devolver o valor antecipado, com juros, assim que os valores pagos pelos clientes entrarem.
Qual o prazo para pagamento?
De modo geral os empréstimos costumam oferecer prazos mais longos para pagamentos. Sempre seguindo a lógica de quanto mais prazo maior será a taxa de juros.
O crédito financeiro para fretes, na forma de antecipação de recebíveis, costuma ter um prazo menor. Então, é comum ofereça juros mais baixos. Afinal, o dinheiro vai levar menos tempo para retornar à instituição.
Por isso, a taxa de juros costuma variar entre 1,3% a 3%, e não acima de 5%, como é mais comum em empréstimos. O prazo de devolução costuma ser de no máximo 120 dias (4 meses), prazo para que os valores possam entrar.
Quanto dinheiro é possível conseguir com o crédito financeiro para fretes?
Ao falarmos de empréstimos convencionais, estamos falando de maior flexibilidade de valores. Para que valores maiores sejam liberados é preciso apresentar algumas garantias, como ligar o empréstimo a determinado bem.
Já no caso das antecipações de recebíveis, você vai ligar o valor da antecipação ao de entradas programadas que possui. A garantia é a comprovação que terá essas entradas.
Assim, o valor fica limitado, mas condizente com as entradas e se torna muito mais simples de fazer o pagamento.
Quando recorrer ao crédito financeiro para fretes?
Estamos falando de uma saída para momentos em que a empresa esteja com o fluxo de caixa prejudicado, seja para o pagamento de fornecedores, colaboradores, entre outros.
E por mais que os juros possam ser relativamente baixos, ainda assim é uma taxa que vai sair do caixa da empresa, diminuindo ainda mais os lucros.
Por conta disso, esse tipo de saída deve ser usado com muita prudência e quando for realmente necessário. Por isso é tão importante manter o fluxo de caixa equilibrado na sua empresa.
Antecipação de recebíveis Polifrete
A Polifrete, ao mesmo tempo que foca em soluções e sistemas integrados aplicados dentro do contexto de frete, também oferece para seus clientes a opção de antecipar seus recebíveis.
Afinal, é muito comum que motoristas e transportadoras, em algum momento, precisem de crédito financeiro para fretes. E assim, conseguir manter seu fluxo de caixa coeso.
Preocupado com a qualidade e organização de seus clientes, a empresa oferece a antecipação de recebíveis para transportadores que tenham fretes para receber.
As taxas de juros são baixas, variando de 1,3% a no máximo 2% após a análise de cada caso. O prazo fica em até 120 dias, ampliando ainda mais as formas de pagamento do valor.
Para verificar se você pode fazer a antecipação é preciso solicitar uma análise da empresa e apresentar os valores que está buscando.
Todo esse processo é simples e fácil, garantindo uma entrada rápida de dinheiro, se for esse o caso.
Para mais informações, basta solicitar um contato em nosso site.