Será que sua transportadora está tendo transportadores qualificados para os diversos tipos de cargas existentes?
Para que sua transportadora conte com transportadores qualificados ela pode partir para a especialização, como por exemplo focar em áreas, como agronegócios, cargas sensíveis e grandes volumes. Cada área atuando como uma empresa única. Trabalhando desta forma, a empresa atinge mais eficiência e qualidade no serviço, obtendo um valor agregado muito percebido pelos clientes.
Quando a empresa torna-se especializada e com transportadores qualificados e especializados ela se torna melhor, mais rápida, reduz custos e atinge lucros maiores.
O Polifrete irá destacar 7 tipos de fretes e cargas em que sua transportadora poderá criar áreas especializadas e qualificar seus transportadores para cada tipo de segmento e as competências necessárias para que se destaque e seja referência no mercado.
1 - Cargas Frigoríficas
Com apenas uma fatia de 3,6% do mercado nacional de cargas rodoviárias este ramo é bem segmentado e não está disponível para qualquer cidade do país, é preciso ter a sua transportadora ou caminhão próximo de frigoríficos, laticínios, indústrias de alimentos congelados, pescadores ou produtores de frutas para exportação.
A grande vantagem do segmento é o valor agregado do frete, que gira entre 30% e 50% mais alto que o frete de carga seca. Isto significa que, com um mesmo veículo (cavalo igual), com um mesmo motorista, com o mesmo tempo de ida e volta, você poderá faturar mais, e a cada duas viagens você terá o faturamento de três, e assim por diante.
Exige investimento alto, e também riscos neste ramo de transporte, mas disso depende a competência na gestão do veículo ou da transportadora.
Competências do transportador: O motorista precisa conhecer muito bem o equipamento, pois do contrário pode perder a carga, mas o valor do frete compensa, se você souber atuar nesta modalidade ganhará mais por caminhão que qualquer outro transportador de carga normal.
2 - Cargas Vivas
O transporte de cargas vivas é um segmento bastante delicado, que exige um maior cuidado do motorista que deve ter um planejamento do transporte e planos de ação para situações de emergência.
3 - Cargas Especiais de Grande Porte
Não é quase todo dia que você vê nas estradas uma carga de grande porte, mas elas existem e representam 2,2% do mercado brasileiro de transporte rodoviário de cargas.
É este tipo de transporte que permite a transferência de grandes peças e conjuntos estruturais, que apresentam peso e dimensões acima do estabelecido pelo código de trânsito brasileiro.
Este tipo de carga exige muito cuidado por parte do transportador no carregamento, manuseio e descarregamento, por se tratarem de materiais de grandes dimensões, que requerem cuidados especiais devido ao seu acentuado grau de risco.
Para este tipo de transporte é necessário conseguir a AET - Autorização Especial de Trânsito, além de ter um bom time preparado para conduzir toda a operação, com carros batedores e mais. Não existe padrão nesta modalidade, cada carga é um projeto novo, que precisa de planejamento e excelência na sua execução, mas apesar de dar muito trabalho é uma excelente forma de rentabilizar o seu veículo porque o custo de um frete destes é muito maior que um frete convencional.
4 - Cargas Líquidas não perigosas
O mercado de cargas líquidas não perigosas não envolve somente o transporte de água potável, você pode também transportar sucos, leite e outros produtos. Mas é necessário pesquisar o seu mercado local e entender se existe demanda, ou seja, sua transportadora deverá estar mais perto do campo que da cidade.
Uma solução para isso é usar a sua infraestrutura instalada para outro fim, como lavagem de alta pressão por exemplo. Existem inúmeras empresas e condomínios que precisam deste tipo de serviço.
5 - Transporte de Medicamentos
Transportar medicamentos pode ser uma sacada fantástica, pois é um segmento super especializado, e a maioria dos transportadores não estão dispostos a enfrentar uma série de exigências legais para estar apto na atividade.
É trabalhoso regularizar a documentação, exige a contratação de um farmacêutico responsável pelo controle da cadeia de distribuição, mas vale a pena, visto que, o seu cliente não encontrará transportadores habilitados em cada esquina. Com uma concorrência menor você tem maiores chances de praticar um preço justo de frete e exercer e sustentar um relacionamento com seu cliente por muito mais tempo.
6 - Mudanças
O ramo de mudanças é bastante concorrido e com muitos profissionais trabalhando na informalidade. É natural que grande parte trabalhe com o mercado residencial, devido à demanda maior, porém existe também um nicho de mercado comercial que pode ser trabalhado.
No mercado residencial para se destacar deve-se diferenciar, adotando uma série de melhorias, como por exemplo lacrar materiais, usar embalagens anti-odor, agendar a embalagem dos itens, oferecer o rastreamento da mudança, guarda de móveis, objetos de arte e decoração, site na internet, motoristas uniformizados entre outros,
Para o mercado comercial, vale as mesmas dicas dadas para o mercado residencial, é preciso se diferenciar, mostrar qualidade e excelência no que faz, isso é percebido pelo cliente. Se estas boas práticas vierem com um bom preço de serviço tenha certeza de que você ganhará o cliente e não o perderá mais.
7- Encomendas Urgentes
Quando falamos de encomendas urgentes o tipo de veículo normalmente é outro, como VUC - Veículo Urbano de Carga, utilitários e até motos. Neste, caso é necessário foco no que faz para chegar longe, precisa ser bom em algo, tão bom que o seu cliente sempre lembrará de você quando precisar daquele frete.
É preciso então, agregar valor para os veículos que você já possui, nas encomendas urgentes normalmente pensa-se em volumes pequenos, porém também existem, em certos casos, urgência em entregar grandes volumes, e é aí que entra o seu caminhão ou a sua frota. Muitas empresas de encomendas urgentes só possuem veículos pequenos, mas precisam também de veículos grandes.
Os fretes urgentes são mais caros, o que traz uma rentabilidade maior. Se este frete for um retorno, então a sua felicidade será completa! Então não perca oportunidades de rentabilizar o seu caminhão ou a sua frota, são nestes “pequenos” detalhes que você verá o lucro.
Como está sua gestão de fretes? Sabia que você pode reduzir seus custos em média 7% por mês? Fale com um especialista e saiba como isso é possível!
Leia também:
Os melhores caminhões para transportar grãosEncontre-nos também nas Redes Sociais: Twitter Facebook GooglePlus Youtube