Saber fazer o cálculo correto do valor do frete é indispensável para ter uma operação logística lucrativa
Hoje você vai relembrar suas aulas de matemática! O assunto da vez são algumas dicas para você calcular o lucro do seu frete e não ter prejuízo ao informar um preço ao cliente. Não é muito difícil, você está pronto para começar?
Atenção às variáveis
Infelizmente, não existe um valor que se aplique a todos os fretes. Seria muito mais simples se fosse assim, mas obviamente há alguns fatores que devem ser considerados no momento de fazer esse cálculo.
Afinal, você não pode cobrar o mesmo para levar uma encomenda cem quilômetros adiante, e outra a novecentos! A distância não é o único fator que você deve analisar, como perceberá a seguir:
- custo da carga;
- custo da viagem;
- custos invisíveis.
Os custos da carga
A carga é o primeiro fator que você deve considerar antes de fornecer o preço do frete. Isso porque, quanto mais pesada ela for, mais desgaste sofrerá o caminhão e maior será o gasto de combustível.
Para facilitar esse problema, você deve calcular o peso da carga junto à taxa de cubagem, isto é, o volume que a carga vai ocupar dentro do veículo. Assim, temos a seguinte fórmula: volume da mercadoria (m³) × quantidade (un.) × fator de cubagem (kg/m³).
Em transportes rodoviários de cargas, convencionou-se o fator de cubagem = 300 kg/m3. O resultado dessa fórmula é o peso cubado, e você pode utilizá-lo como fator para estabelecer o preço do seu frete de forma mais justa.
O valor da mercadoria
Você já tem como saber os custos da carga, mas agora precisa levar em consideração o valor da mercadoria, que está informado na nota fiscal. Isso é imprescindível porque a carga precisa ser protegida com o Seguro de Responsabilidade Civil, que é obrigatório para a transportadora.
Além do valor do seguro, a transportadora vai arcar com os custos de:
- combustível;
- pedágios;
- alimentação;
- possíveis pernoites do motorista;
- taxa de risco do transporte (alíquota de 30% para cada conhecimento de transporte);
- taxa de difícil acesso (20% sobre o frete).
Os custos invisíveis
Para finalizar, ainda temos os custos invisíveis, isto é, os impostos e taxas diversos, bem como todas as remunerações dos profissionais envolvidos no transporte e na logística das mercadorias. Para você ter uma noção, são vários e não podem ficar de fora do cálculo do frete. Confira alguns:
- documentos sobre a propriedade do veículo (IPVA, licenciamento anual, seguro obrigatório, seguro veicular, manutenção do caminhão, depreciação do bem e reposição dos pneus);
- ICMS, ISS, TRT;
- remuneração do motorista, dos ajudantes, do condutor da empilhadeira, do entregador, etc.
Para você ter lucro no frete, precisa diminuir o máximo desses custos para ter mais ganhos. Não é algo fácil de se fazer na atualidade, principalmente por conta do aumento no preço dos combustíveis, mas a manutenção pode fazer você diminuir as despesas com os veículos.
Quer outra dica para você melhorar o lucro com o frete dos seus produtos? Contrate a Polifrete!
Por que a Polifrete pode ajudar você
E se você pudesse se livrar de todos esses cálculos e variáveis incômodos, terceirizando os problemas com frete?
É isso o que nós oferecemos a você. A Polifrete é uma empresa responsável, que pode fazer o frete das suas mercadorias com segurança, praticidade, rapidez e total controle em todos os processos.
Ao contratar nossa empresa, você não precisa levar em consideração esses cálculos e fatores por vezes complicados para quem não é especialista. Você vende, nós transportamos, simples assim. Para fazer um orçamento e comprovar o excelente custo/benefício, contate agora mesmo a Polifrete.
Sobre a Polifrete
É uma startup cuja missão é empoderar o departamento de logística, financeiro e suprimentos (supply chain) das indústrias com tecnologia robusta na redução de tempo e custo no embarque do frete. A Polifrete desenvolve soluções de logística através da transformação digital e automatização dos processos da contratação, rastreio, digitalização e pagamento do frete.
A Polifrete pode também contribuir com o desenvolvimento da sua empresa. Quer saber mais? Entre agora em nosso site e escolha o canal de atendimento mais adequado para você: https://polifrete.com/#!/contato.