Para muitos caminhoneiros uma cabine de um caminhão, não é somente uma cabine, é muito mais que isso, ela é a casa e o escritório do motorista! E em virtude disto, os caminhões estão cada vez mais equipados com novos instrumentos, softwares e inovações que garantem mais conforto e oportunidades de novos negócios e descanso.
Antigamente os painéis de caminhões possuíam somente indicadores e comandos essenciais para a condução do veículo, mas atualmente é surpreendente ver o quanto a evolução tecnológica tem facilitado à vida dos caminhoneiros.
São computadores que indicam o desempenho durante a viagem, piloto automático, programação para a mudança das marchas, registros da viagem para melhorar o gerenciamento da frota e a eficiência no percurso, além de aplicativos online para negociar fretes como o Polifrete, que vem otimizando a profissão de caminhoneiro.
Muitos fabricantes de caminhões tem como prioridades desenvolver ferramentas para o conforto ergonômico e segurança, permitindo que o foco do caminhoneiro durante o percurso, seja exclusivo na direção. Devido a essas inovações tecnológicas, como as transmissões automáticas, o motorista não se exausta mais na troca de marcha, pois, hoje, mais de 90% dos caminhões já saem de fábrica com estas inovações.
Os caminhões estão cada vez mais inteligentes. Além do câmbio, a transmissão automática interage com o freio e com a programação do piloto automático. Se o caminhoneiro programou o piloto automático para uma velocidade de 60 km/h no caso de uma subida, por exemplo, o próprio sistema faz a troca de marcha automática, adequando a velocidade às condições da estrada.
O uso do freio de serviço, que reforça o controle da velocidade, também pode ser ativado ou desativado automaticamente pelo motorista. Por meio de um dispositivo instalado no volante e na direção o caminhoneiro já pode controlar o rádio ou até mesmo atender ao celular através de um equipamento que vem integrado com Bluetooth. Assim o telefone pode ser conectado ao rádio e o sistema interno de alto-falantes e um microfone instalado junto ao banco do motorista permitem que os diálogos ocorram sem que o motorista perca o foco na estrada.
É possível ter até geladeira para conservar alimentos e bebidas na temperatura ideal, além de ar condicionado digital, que garante mais conforto e comodidade.
Economia, conservação e segurança
Com os novos dispositivos para controle dos caminhões é notável a economia de combustível e aumento do ciclo de vida dos veículos. Muitos já vem equipados com sistemas que possibilitam avisos para deixar a viagem mais econômica, registro sobre todos os dados da viagem, análise da performance do caminhão, velocidade, freadas e combustível, informações estas que facilitam a gestão da frota e aumenta a segurança dos caminhoneiros.
Em meio a tanta inovação tecnológica e moderna, os próprios caminhoneiros estão tomando a iniciativa de se atualizar e capacitar com treinamentos adequados para cada modelo de caminhão.
Os cursos de qualificação e treinamentos teem se tornado indispensáveis, visto que, o desenvolvimento de novas tecnologias estão cada vez mais eficazes e rápidas.