A antecipação de recebíveis para empresas, motoristas e outros profissionais é uma prática financeira muito usada pelo financeiro do empreendimento. Então, é comum que se você for um motorista já tenha parado para pensar sobre o assunto, ou mesmo já tenha feito esse processo.
Afinal, com gastos cada vez mais elevados para manter um negócio funcionando, é comum que se busquem saídas para fazer o negócio andar.
Por isso, no texto de hoje, vamos explicar melhor sobre esse assunto, te explicar como funciona e mostrar os prós e contras.
O que é antecipação de recebíveis?
Como o nome sugere, a antecipação ocorre com um adiantamento com base no que o motorista terá para receber. De modo geral, é o valor das duplicatas ou parcelas que tem para receber no futuro.
Dessa maneira, essa antecipação é basicamente um empréstimo que o motorista recebe da instituição que trabalha, para devolver depois que os clientes quitarem os pagamentos.
Para entender melhor, vamos trazer um exemplo:
O motorista fez um frete e parcelou o pagamento para seu cliente em boletos de 30, 60 e 90 dias, ambos de igual valor. Desse modo, ao término do primeiro mês, vai receber 33,33% do valor, no segundo mais 33,33% e no último, 33,33%. Assim, o motorista só terá o valor total do seu trabalho ao final dos 90 dias.
Atenção: em muitos casos, é comum que os boletos sejam jogados ainda mais para frente, para se adequar aos fechamentos de empresas (caso o frete seja para empresas). Então, o tempo de quitação total pode demorar ainda mais, em muitos casos.
Com isso, é comum que muitas vezes a empresa precise desse valor antes. Entretanto, como sabemos, a economia brasileira não está muito bem, o que torna inviável trabalhar apenas com pagamentos à vista.
Por conta disso, a antecipação de recebíveis é bastante utilizada por empresas e profissionais para se manterem fortes e competitivas no mercado.
A antecipação nada mais é do que receber o valor total de uma vez, para utilizar o montante total para pagamento de contas e despesas. Basicamente, utilizar o dinheiro para fazer o negócio girar.
Juros das instituições
É claro que nada sai de graça. Então, a empresa paga uma quantia de juros para a instituição financeira realizar o pagamento. É claro, que para tudo isso funcionar, é preciso que os clientes paguem seus boletos em dia.
Assim, acaba sendo mais seguro, na maioria das vezes, trabalhar com cartão de crédito no lugar dos boletos bancários. Vamos entender melhor, logo mais!
Além disso, é preciso ficar atento a informações relevantes de diferentes instituições para saber fazer a escolha certa. Isso porque, os valores mudam bastante de uma empresa para outra e esses detalhes fazem toda a diferença.
Outro ponto fundamental também se dá por parte das instituições, que fazem uma análise detalhada sobre o motorista ou empresa de transporte. É preciso que tudo esteja ajustado entre ambas as partes.
O resultado dessa análise e feedback da instituição quanto a taxa de juros e condições de pagamento, também precisam ser avaliadas antes de fechar o negócio, para que não acabe sendo algo que acabe mais prejudicando que ajudando o negócio.
Logo mais, falaremos sobre os riscos e desvantagens das antecipações. Mas antes, vamos melhorar a relação com os pagamentos feitos por cartão de crédito e a antecipação.
Antecipação de recebíveis e os cartões de crédito
Enquanto em um boleto, o cliente precisa realizar o pagamento para o dinheiro entrar para o motorista, com os cartões de crédito fica mais simples. Isso porque o motorista vai receber o dinheiro independente da pessoa pagar ou não.
Desse modo, o cartão é basicamente um empréstimo que o cliente faz para pagar. Entretanto, o motorista vai receber o dinheiro da instituição e o cliente terá que realizar o pagamento.
De modo geral, o pagamento por cartão é mais seguro para o profissional, não caindo no risco do cliente não pagar.
Por conta disso, a antecipação de recebíveis é muito usada com cartões porque é um dinheiro certo que a empresa vai receber, de modo geral, em 30 dias após o pagamento. Entretanto, a empresa poderá adiantar o recebimento, cedendo uma porcentagem maior de desconto.
Por exemplo: se recebendo em 30 dias a taxa de juros é de 3,99%, adiantando vai subir para 5,99%. Assim, a empresa abre mão de uma fatia do valor para receber a quantia de forma antecipada.
É claro que se a precificação estiver correta, poderá valer a pena utilizar essa manobra, pois não vai comprometer muito o lucro.
Benefícios e desvantagens da Antecipação de Recebíveis
Os benefícios, basicamente, são que a empresa vai ter mais dinheiro disponível no momento e poderá fazer o negócio funcionar. Além disso, a empresa vai garantir suas contas em dia e evitar pagar juros.
Entretanto, é claro que tudo precisa ser bem pensado, tendo em vista que estamos falando do financeiro de negócio. Onde qualquer passo em falso será um problema. Dessa maneira, é preciso ficar bastante atento nos contras.
A ideia de antecipar os recebimentos não deve ser uma prática constante. Mas sim, uma saída para quando a empresa estiver no vermelho. Além disso, é preciso ter uma boa organização financeira, se não, facilmente a empresa pode se perder e ter que pagar juros cada vez mais elevados.
Dentro desse cenário, é preciso levar em conta tudo o que falamos acima. É preciso escolher uma instituição financeira que esteja de acordo com os objetivos do seu negócio, e que os juros estejam compatíveis com o que a empresa precisa.
A antecipação de recebíveis vai ajudar a empresa a se manter no verde no presente e também no futuro. A questão se vale a pena ou não para os motoristas, vai depender de cada uma. Se bem utilizada é uma boa manobra, já se for usada com descontrole e desorganização, poderá se tornar uma bola de neve.
E como a Polifrete pode ajudar sua empresa na Antecipação de Recebíveis?
As transportadoras que tem títulos a receber podem solicitar a liberação de crédito diretamente com a Polifrete. “É muito simples. Basta comprovar por meio de documento que fazemos a antecipação do valor a receber”, explica Bruno Gregório, Founder e CEO da Polifrete.
No ano passado mais de R$ 24 milhões de antecipação de recebíveis para transportadoras de todo o Brasil. A meta para 2022 em fornecer R$ 50 milhões de crédito já foi batida.
Para saber um pouco mais sobre como contratar este serviço, entre em contato.