O meio de transporte dos caminhoneiros é o caminhão e se a sua carreira profissional depende da direção desse veículo é sempre bom ficar antenado nas alertas que indicam que é hora de fazer a manutenção do caminhão.
Se você prestar atenção, notará que há muitos indícios aos quais você precisa ficar mais ligado para aplicar o reparo adequado e seguir viagem com mais segurança, tanto para você quanto para os outros motoristas e para a carga também, pois assim, não haverá nenhum risco de acidente, atraso na entrega, no fornecimento, entre outros problemas.
Para caminhoneiros que realizam muitas viagens e dirige em estradas em más condições, a manutenção do caminhão deve ser feita de forma periódica. É válido fazer uma manutenção regular e, caso as estradas sejam boas, o intervalo pode ser mais prolongado entre uma manutenção e outra.
Como é o caminhoneiro que passa mais tempo com sua ferramenta de trabalho, com a experiência acaba se tornando um especialista em diagnósticos em relação ao seu caminhão, sabendo agir como mecânico logo que percebe algo estranho ou fora do normal e
antes de iniciar qualquer viagem, não deve se descuidar e ter em mente que é sempre preciso checar se o óleo está ok, calibrar os pneus, verificar o limite de carga e também se os estepes estão perfeitos, entre outros detalhes que são fundamentais.
Nós da equipe Polifrete sabemos que pela sua experiência, você consegue notar alguns diagnósticos em relação ao funcionamento do seu caminhão e se neste diagnóstico você identificar alguns desses alertas que descrevemos abaixo indica que é necessária a manutenção! Confira:
- Fumaça
Uma das principais alertas é a cor da fumaça do caminhão. O tom da fumaça indica se há óleo em excesso ou se há algo de errado com o catalisador e se o motor está superaquecido. Na maioria das vezes, a cor pode ficar branca ou cinza.
- Ruído no câmbio
Se ocorre problemas para trocar a marcha em uma viagem, é um alerta de que a própria caixa de transmissão está tendo algum problema. Se a troca de marcha for muito difícil e acabar forçando a troca, você deve imediatamente parar o caminhão.
- Trepidações
Um alerta muito comum é observar se o caminhão está trepidando, o que pode indicar uma falha está no amortecedor que deve estar desgastado. Esse alerta traz consequências aos pneus, que ficam mais desgastados, podendo escorregar ou ocasionar dificuldades na hora de realizar uma curva.
- Perda de potência
Um dos alertas mais comuns observados nos caminhões é a perda de potência. Nesse caso, pode ser que o problema está relacionado com o filtro de ar ou a mangueira do intercooler que está inadequada, ou até mesmo as unidades de injeção que estão completamente erradas.
- Óleo com resíduos
Toda vez que for trocar o óleo, é essencial que verifique a limpidez e se o óleo está impuro ou não, no sentido de haver resíduos. Caso você realmente constate que há resíduos, é sinal de que os ímãs do motor não estão regulados.
A equipe Polifrete aconselha, sempre realize a manutenção do caminhão quando esses alertas ocorrerem!