Sempre quando se fala na profissão de caminhoneiro há uma associação imediata e exclusiva de homens na direção. Muitas pessoas ainda acham que mulheres nesse meio não servem para serem caminhoneiras; no máximo podem ser caroneiras, acompanhando o marido que dirige, ou profissionais do sexo que oferecem seus serviços nas estradas.
Porém, a verdade mostra-se bem diferente dessa visão fechada e preconceituosa, já que ao longo dos últimos anos, o número de mulheres no comando do volante tem crescido bastante, e hoje não é raro ver caminhoneiras se destacando nesse meio de veículos pesados e longas viagens.
Mesmo sabendo das dificuldades que irão enfrentar, muitas dessas guerreiras optam pela profissão movidas pela paixão ou incentivo do pai, marido ou irmão, que às vezes chegam a ensinar os macetes da direção às mulheres da sua vida.
Quando se trata da maneira de conduzir um caminhão, muitos transportadores são só elogios para elas, já que a mulher possui um perfil mais defensivo, sempre atenta com as condições da estrada e a carga transportada.
Experiência no volante
Velha conhecida do meio, a gaúcha Nahyra Schwanke é a caminhoneira mais experiente do Brasil – e provavelmente do mundo- pilotando desde 1958. Recentemente ganhou fama nacional ao participar do programa “A Hora do Faro” do apresentador Rodrigo Faro, na Record.
Na atração dominical, o público pode conhecer melhor o seu trabalho e como forma de reconhecimento ao seu esforço de décadas, ganhou do programa o pagamento das prestações que estavam faltando para ser quitadas do seu Mercedes Benz-Axor.
Fazendo história na Fórmula Truck
Outro nome bastante famoso é o da piloto Débora Rodrigues, que desde 1998 participa da tradicional Fórmula Truck; conseguiu atrair uma mídia positiva para a categoria, encorajando muitas mulheres, mas não foi só nesse aspecto que ela se destacou.
Débora fez história nas pistas ao ser a primeira mulher da história da Fórmula Truck a subir no pódio, com um quarto lugar dentre os 25 competidores.
Sucesso na internet
Com mais de 38 mil seguidores no Facebook, a gaúcha Sheila Marchiori ficou bastante famosa ao exibir vídeos em que demonstra sua paixão e dedicação à profissão, fazendo com que muitos aderissem à sua campanha para entrar no Big Brother Brasil (BBB).
A “Garota Bellaver” desde pequena mostrava sua vontade de ser caminhoneira, porém, seu sonho só pode ser realizado quando completou 28 anos. Atualmente ela roda o Brasil com sua Scania 124 Highline, a serviço da Bellaver Transportes de Farroupilha-RS, na qual trabalha há quatro anos e meio.
É uma das caminhoneiras que encara o tapete preto de norte a sul? Relate nos comentários sua história, ou mande um vídeo ou uma foto mostrando como é a sua rotina.