Após alguns leitores lerem no Blog Polifrete o post “Tracker Log Carga: O dispositivo que monitora e rastreia a carga” e o Post anterior “PF e CNT buscam soluções para combater roubo de cargas”, surgiram algumas curiosidades sobre o Jammer, por isso, hoje vamos explicar com mais detalhes, como funciona este dispositivo e como fazer para evitar de ser vítima deste procedimento.
O Jammer foi criado e é utilizado para desestruturar códigos e causar panes em rastreadores e sistemas de rastreamento com intenções maldosas. A realidade é que a medida que surgem as ferramentas e técnicas que aumentam a segurança do automóvel surgem também os meios para burlá - las.
Conhecido também como “capetinha” ou “chupa-cabra”, ele foi feito especialmente para neutralizar e bloquear sinais GPS/GPRS e (GSM) temporariamente, impendido que os rastreadores via satélite executem sua função.
O modelo mais comum de Jammer funciona criando um sinal ou ruído em banda larga, causando uma interferência entre o veículo e a antena da operadora, provocando a falta de comunicação com a rede de telefonia móvel. Por isso somente o rastreador via rádio frequência é imune contra o Jammer, sendo este o mais indicado para capitais como São Paulo e Rio de Janeiro, onde é cada vez mais comum o roubo de carros, caminhões e cargas, supreendendo motoristas ainda desprevenidos.
Como se proteger?
A melhor forma de se manter imune é optar por um rastreador para carros via rádio frequência, cujo sistema não é atingido pelo jammer, exatamente por utilizarem uma frequência diferente da usada pelos celulares e por estarem longe da zona de risco. Alguns conhecidos no mercado são o Tracker Log, Positron e Ituran rastreadores.
Aumente sua segurança, proteja-se contra o Jammer
Receba nossos artigos em sua
caixa de entrada semanalmente.
Não enviaremos nenhum spam para seu email cadastrado.
Os melhores artigos todas as semanas
Acompanhe as melhores noticias, atualizações
através do nosso blog.
através do nosso blog.
Quem nos apoia
Nessa estrada de inovação somos apoiados por grandes entidades.