Uns dos itens mais pesados no orçamento dos caminhoneiros, são os pneus, e para que eles tenham um bom desempenho, é necessário investir em itens básicos, por isso, o Blog Polifrete preparou para você algumas dicas para que você fique atento e não tenha problemas e gastos inesperados com os pneus de seu caminhão. Confira:
- Alinhamento: o alinhamento incorreto reduz a quilometragem em até 25%;
- Balanceamento: o balanceamento incorreto reduz a quilometragem em até 20%;
- Controle de pressão adequada: o controle de pressão inadequado reduz a quilometragem em até 25%;
- Escolha do desenho: o desenho de banda inadequado, reduz a quilometragem em até 40%;
- Emparelhamento: o emparelhamento inadequado, reduz a quilometragem em até 25%.
- Excesso de velocidade: Usar o pneu em alta velocidade acelera o desgaste da banda de rodagem, e aumenta o consumo de combustível e de outros componentes do caminhão, além de dificultar para o motorista evitar os impactos como em buracos, cabeceiras de ponte e demais obstáculos na estrada.
- Pressionar os pneus contra o meio-fio: estacionar o caminhão com o pneu pressionado contra o meio-fio, causa danos aos pneus, pois os cabos, (fios) de aço, da estrutura do pneu ficam dobrados e quando o pneu retorna ao uso, o aumento da temperatura sobre o conjunto (pneu+roda) provoca bolhas na área afetada, que causarão a perda do pneu. Subidas em alta velocidade e roçamentos no meio-fio, também causam estragos.
- Reformar o pneu na hora certa: O pneu deve ser retirado do uso para reforma quando ainda tiver 1,6mm, de sulco remanescente, pois, desta forma a probabilidade de uma reforma segura é maior. Porém em algumas atividades mais severas, o pneu deve ser retirado com 2, 3 ou até 4mm.
- Consertos emergenciais: Caso precisar de consertar algum pneu na estrada, logo que chegar em seu destino procure um reformador de sua confiança, e faça uma nova análise do pneu. O conserto emergencial resolve o problema somente na hora, sendo necessária uma avaliação criteriosa por profissionais qualificados a fim de evitar a perda do pneu.
- Marcação a fogo no pneu: Caso você utilize este sistema de marcação individualizado do pneu, coloque sua marca e número no local indicado. Normalmente esta área está em inglês “BRAND TIRE HERE” (Marque pneu aqui) ou inglês “BRAND LIGHTLY HERE” (Marque levemente aqui). Use apenas esta área, pois a espessura do local permitirá uma marcação adequada. Fique atento, pois a lateral do pneu radial tem a espessura mais fina em razão da necessidade de flexão que o pneu faz durante a rodagem o que, redobra os cuidados com esta ação.
- Usar rodas adequadas para o pneu: Se pensar em mudar a medida do pneu, lembre-se que cada pneu tem uma roda recomendada para formar um conjunto perfeito. Analise a mudança de maneira completa, pois, não é somente uma questão de aro, montar o pneu de forma errada, fará com que ele assente no talão de forma forçada, o que na prática, afeta a próxima vida do pneu.
- Guardar os pneus corretamente: Se precisar de deixar seus pneus guardados, lembre-se que eles não podem estar armazenados junto com com tintas, óleos, solventes e outros derivados de petróleo. Guarde-os sempre em local limpo, seco e longe da luz solar, desta forma eles ficam protegidos e duram mais. Os produtos citados acima são nocivos à borracha e podem acelerar o desgaste natural do pneu, portanto, se eles ficarem sujos com estes produtos limpe-os o mais rápido possível, evitando assim, perder a km do pneu. Sempre quando usar produtos para limpeza dos pneus, certifique-se que ele não contenha elementos químicos que comprometam a borracha.
Bons motoristas caminhoneiros, são aqueles que sabem poupar seus veículos e seus pneus!