Para ser caminhoneiro é preciso ter espírito de aventura, vontade de viajar, ser desapegado e não se preocupar em ficar muitos dias fora de casa, por isso, a grande maioria dos profissionais que trabalham transportando fretes tem que gostar muito do que faz, por esses motivos, hoje em dia, existem poucos caminhoneiros que trabalham por necessidade, pois, dirigir pelas estradas brasileiras é um desafio.
A segurança nas estradas deixa a desejar, a legislação de descanso não é respeitada e os caminhoneiros estão sujeitos a assaltos e roubos de cargas e muitas vezes não conseguem o retorno necessário, porém, a vida do caminhoneiro que gosta da profissão, não se resume somente nas dificuldades, as viagens longas proporcionam prazer, grandes amizades pelo caminho e grande aquisição de culturas pelo Brasil.
O salário do caminhoneiro também varia, pois, depende do tamanho do caminhão, se o caminhoneiro é dono do seu próprio caminhão ou se trabalha para uma empresa que fornece os veículos, da capacidade de carga, depende do valor dos fretes transportados, enfim, todas estas variáveis fazem com que os salários dos caminhoneiros se diferenciem.
Existem casos em que caminhoneiros conseguem ganhar muito mais que os outros, porém, estes trabalhadores extrapolam a jornada permitida e correm sérios riscos.
Para os interessados em seguir a profissão de caminhoneiro é necessário ter uma carteira de motorista especial: são as categorias D e E para veículos grandes e pesados. Além da carteira especial, o SEST e ou SENAT oferecem cursos profissionalizantes destinados a área para capacitar motoristas de diversos tipos de carga.
O mercado de trabalho está sempre precisando de profissionais. São muitas vagas em aberto, mas faltam profissionais qualificados, mas com a regulamentação do trabalho de caminhoneiro aprovada em 2015, as coisas tendem a melhorar e as vagas podem ser preenchidas.
A profissão de caminhoneiro é perigosa em vários sentidos: as más condições das estradas, os assaltos, risco de acidentes, a imprudência de outros caminhoneiros, entre outros.
Muitos sofrem também a pressão para cumprir prazos colocando em risco sua vida e de outras pessoas que também estão nas estradas. Infelizmente muitos caminhoneiros acabam não respeitando os períodos de descanso e sono, trabalhando cansados, o que é muito perigoso.
Embora a profissão seja perigosa muitos jovens são atraídos e ainda procuram muito pela profissão de caminhoneiro, um dos motivos é o fato de conhecer diversos lugares e dos caminhões estarem cada vez mais modernizados não bastando somente saber dirigir, mas entender de tecnologia e estar sempre atualizado.
Profissão de caminhoneiro mesmo sendo perigosa atrai jovens
Receba nossos artigos em sua
caixa de entrada semanalmente.
Não enviaremos nenhum spam para seu email cadastrado.
Os melhores artigos todas as semanas
Acompanhe as melhores noticias, atualizações
através do nosso blog.
através do nosso blog.
Quem nos apoia
Nessa estrada de inovação somos apoiados por grandes entidades.