O mercado evolui constantemente e se você deseja levar a sua operação logística a patamares mais altos, precisa estar atento às novas tendências do setor, como a tecnologia em logística que não é mais novidade e sim uma realidade onde independente do tamanho da empresa, todos se beneficiam, seja com um simples celular ou planilha no computador.
Diante da concorrência e da evolução dos negócios os profissionais da área de logística devem conhecer as ferramentas que são tendência, como segurança na informação, possibilidade de rastreamento, entre outros benefícios, visto que, é uma maneira de se destacar perante a concorrência e isso certamente trará benefícios no cotidiano.
Tendo em vista essa realidade, o Blog Polifrete selecionou para você 7 ferramentas de logística que são tendência e que prometem estar cada vez mais presentes no cotidiano de quem trabalha no setor. Confira:
Tecnologias de rastreamento
Voltadas para o rastreio de cargas permite que as empresas acompanhem os status dos transportes, sinalizando possíveis ocorrências em tempo real. Facilita o processo de tomada de decisão pelos administradores, que conseguem encontrar soluções mais assertivas, e um tempo reduzido. Ela também pode ser usada para melhorar o relacionamento com os clientes, ofertando a possibilidade de acompanharem suas cargas em tempo real.
Integração entre e-commerces com transportadoras
Apesar de já estar consolidado no Brasil, o e-commerce ainda tem muito a crescer no quesito transporte. Hoje, essa área ainda é dominada pelos Correios, que realizam cerca de 90% das entregas. A tendência é o desenvolvimento de novos softwares e aplicativos que se integrem aos e-commerces, facilitem a inserção de novos players e ofereçam mais opções de entrega para clientes.
Automatização nos armazéns
A automatização na separação e na conferência de cargas talvez, não seja uma inovação imediata, principalmente porque o investimento é alto e o país está passando por um momento de crise, mas, logo, será uma mudança necessária para manter a competitividade do país. Um sistema de coordenação de armazéns fornece a rotação dirigida de estoques, condutas inteligentes depicking e consolidação automática cross-docking, tudo para melhorar o uso do espaço e do tempo, cortando custos para o usuário. Esse sistema fica incumbido por colher dados, como o tempo de permanência de mercadorias nas prateleiras, por exemplo, e conferir informações, sendo uma ferramenta importante para as empresas que atuam com galpões logísticos.
Uso de aplicativos
A comunicação é essencial no transporte de cargas. Tendência é o uso do aplicativo Polifrete que funciona como um sistema de gestão de fretes rodoviários, com foco em embarcadores e transportadoras, em que, seu principal recurso é a oferta de fretes para grupos fechados de motoristas de confiança do embarcador reduzindo a dificuldade de encontro entre negociadores e agenciadores.
A tecnologia mobile para a gestão de equipes externas, também auxilia bastante permitindo o acesso ao sistema e aos dados de qualquer lugar, auxiliando gestores e colaboradores que atuam viajando e mesmo por motoristas, os quais podem reportar seu status de viagens ou comunicar qualquer ocorrência.
Controle dos processos
O número de dados que o ramo de logística gera, diariamente, é muito grande. Com isso, ficar sem usar meios tecnológicos torna quase impossível acompanhar todas as rotinas e controlar as informações relevantes. Portanto, é bom fazer um investimento em tecnologia, como em um BI – Business Intelligence, para acompanhar e controlar melhor todos os processos do trabalho.
Caminhões inteligentes
Tendência que também vem ganhando bastante força, pelo desenvolvimento da tecnologia, é a possibilidade de que os caminhões estejam o tempo todo conectados — tanto com outros veículos, quanto com o próprio empreendimento, facilitando trocas de informações em tempo real como localização, status do transporte e ocorrências.
Investimento em softwares de gestão de frotas
Com clientes cada vez mais exigentes e a necessidade de reduzir continuamente os custos, é necessário também investir em softwares de gestão, pois eles fornecem as melhores soluções para os clientes e permitem uma integração bem melhor entre empresa e fornecedor. São essenciais no setor da logística, além disso, sua utilização permite o controle operacional dos veículos, como consumo de combustível e até a programação para manutenção preventiva.
Acesse nossas Redes Sociais: