A logística de uma empresa, feita de maneira eficiente, é capaz de reduzir custos, fidelizar clientes, melhorar prazos de transporte de matéria-prima, aumentar a produtividade e até criar novas oportunidades de negócios. Ela é muito importante para garantir o bom funcionamento de todo o sistema, fazendo com que cada etapa do negócio não interfira de maneira negativa no processo como um todo. Sabendo disso, fica claro que planejar e implementar com excelência o processo de armazenamento e transporte é uma grande vantagem competitiva.
Mas aí entram os erros de logística que muitas empresas cometem, erros comuns e que podem trazer vários prejuízos. Listamos cinco e explicamos como seu negócio pode evitá-los
Erros de logística na previsão de demanda
Uma empresa existe basicamente para atender à necessidade de determinado segmento. É relevante conhecer o seu mercado e buscar com frequência informações coerentes acerca da demanda ou retração.
Estude os relatórios de vendas e busque identificar quais serviços ou produtos geram maior ou menor demanda. Além disso, essa análise permitirá descobrir quais clientes estão reduzindo as aquisições, de modo que possa orientar seu setor comercial a dedicar maior atenção e conquistar novamente esses clientes.
Falta de comunicação entre os setores
A falta de comunicação entre os diversos setores é um dos principais erros de logística nas empresas. Isto acontece porque, ao faltar comunicação entre eles, as chances de que um interfira negativamente nas atividades do outro é grande. Por exemplo, se o setor de produção atrasa a finalização de determinado produto, a entrega ficará prejudicada, pois não conseguirá cumprir os prazos estabelecidos ao cliente.
Fique atento para que o serviço de logística de sua empresa seja estruturado na comunicação entre os setores, evitando assim a falta de sincronia no funcionamento.
Processos manuais ineficientes
Confiar em processos manuais e descentralizados para gerenciar a cadeia logística de sua empresa é algo capaz de trazer muita dor de cabeça. Fazer ligações e enviar e-mails para localizar entregas com transportadores, por exemplo, ocupa o tempo de sua equipe, é demorado e ineficiente.
Para reduzir processos manuais, utilize soluções tecnológicas capazes de automatizar as tarefas como monitoramento de entregas e coletas. Soluções deste tipo permitem acompanhar em tempo real o posicionamento de veículos e liberam o tempo do seu time para focar na gestão propriamente dita, antecipando e corrigindo, por exemplo, problemas de atrasos e diminuindo as chances de erros de logística.
VEJA TAMBÉM: Cálculo de fretes – entenda o essencial.
Não possuir métricas de desempenho claras
Quando uma empresa vai bem, todo mundo fica satisfeito e, não muito raro, deixa de se preocupar com a manutenção desse desempenho. O mercado oscila com bastante frequência, às vezes por motivos que não estão diretamente ligados ao seu segmento.
Monitorar o desempenho da produtividade, vendas e qualidade dos seus produtos e serviços é essencial para identificar quando esses altos e baixos ocorrem normalmente. Esse conhecimento viabiliza o desenvolvimento de planos para lidar com momentos de baixa.
Estabeleça as metas que deseja manter e forneça condições para que os seus colaboradores consigam executá-las com eficiência.
Altos custos com atividades operacionais
Tarefas operacionais e rotineiras muitas vezes consomem tempo demais de profissionais qualificados para atuar em atividades ligadas ao core business das empresas. A programação de entregas e o agendamento de recebimentos são algumas dessas atividades.
Terceirize parte da gestão da operação logística. Contrate parceiros especializados em atividades que não fazem parte do core da sua empresa. Nessa transição crie processos transparentes, padronizados e auditáveis. Com uma gestão especializada e dedicada, a sua empresa ganha não apenas com economia de custos, mas passa a ter uma vantagem estratégica. De acordo com pesquisa realizada pela Science Citation Index, uma empresa média já tem 32% de sua produção terceirizada e 48% da sua área de logística.
A boa organização reflete diretamente no sucesso e no lucro do seu negócio, por isso é essencial manter setores organizados e bem estruturados para que os erros de logística sejam menos frequentes ou nem aconteçam.