• 18/03/2019
  • 0 Comentários
  • POR Polifrete

5 Dicas para melhorar a gestão logística de sua transportadora


A gestão logística é também um importante fator a ser explorado como diferencial competitivo e entrega de valor agregado ao cliente final.

O conceito de logística está em constante evolução.  Novas ferramentas e técnicas voltadas para a otimização dos processos está sempre em transformação e sua correta aplicação torna possível a redução de custos, aumento de produtividade, monitoramento de falhas, entre outros benefícios.

O Polifrete preparou algumas dicas para você aplicar na gestão logística de sua empresa a fim de otimizá-la! Continue lendo e descubra como obter maior eficiência e lucratividade em seus processos.

1- Planejamento

Para tudo fluir bem é necessário o planejamento. É preciso se atentar a todos os processos logísticos, desde a venda até a entrega final. Se atente ao estoque! Sempre confira se há a quantidade certa de produtos em relação aos que estão sendo vendidos, evitando assim que o consumidor finalize a compra de algo que esteja indisponível.

Faça uma previsão da demanda para ajudar no controle dessa área, estimando a saída e entrada de mercadorias. Os produtos mais vendidos sempre deve ficar em um local de fácil acesso.

2- Integração e comunicação entre as áreas da companhia

Os setores da empresa devem ter uma boa comunicação para que todos os processos funcionem eficientemente. Por exemplo, o marketing precisa saber as informações do produto e do serviço de entrega para informar corretamente o cliente,  as vendas também precisam ser comunicadas à equipe de estoque e logística e o financeiro deve ter conhecimento sobre os custos e recebimentos. A boa comunicação e integração entre as áreas diminui as possibilidades de erros.

3 – Diversidade de serviços de entrega e transportadoras

Avalie outros modelos de entregas para encontrar a que melhor se adapta às necessidades do seu negócio, seja em questão de prazos, preços, disponibilidade de relatórios de performance ou até por conta da especificidade do seu ramo.

Tenha contato com diversas transportadoras para que, no caso de imprevistos, suas entregas não sejam comprometidas. Saiba também, interpretar as diferentes tabelas de valores e prazos das transportadoras para não pagar um preço maior do que previsto e repassar uma informação errada ao cliente. Considere o frete como um influenciador da motivação ou desistência do processo compra.

4 – Rastreamento e Logística Reversa

Um sistema de rastreamento contribui para que o consumidor confie mais na empresa, podendo acompanhar o processo de entrega de seu pedido. Esse recurso gera credibilidade e transparência ao comprador, sendo um dos itens a considerar na escolha de uma transportadora.

Apesar de normalmente ser ignorado, mas, se o consumidor, por algum motivo quiser trocar o produto, é necessário ter o processo de devolução da mercadoria e de reembolso. Se o processo de Logística Reversa estiver organizado é possível transformar um fato negativo em uma boa experiência. As operações feitas com eficiência oferece comodidade ao comprador que satisfeito, apesar dos problemas, permanece fiel a empresa.

5 – Software de Gestão

Escolha o Polifrete! Ele faz a gestão de fretes rodoviários, com foco em embarcadores e transportadoras, em que seu principal recurso é a oferta de fretes para grupos fechados de motoristas de confiança do embarcador reduzindo a dificuldade de encontro entre negociadores e agenciadores. Ele integra indústria e distribuidores a transportadoras e motoristas autônomos na plataforma e através de algorítimos inteligentes, o processo de contratação de fretes é automatizado, gerando gestão e economia para motoristas e empresas.

A plataforma Polifrete permite  que o embarcador cadastre sua base de motoristas, e a partir do cadastro, faça ofertas de frete para que os motoristas deem sua oferta para transportar a carga. Com o Polifrete você amplia o seu network, faz troca de contatos e obtém lucros!

Precisando contratar fretes? É possível você economizar em média 7% com a contratação de fretes rodoviários. Fale com um de nossos especialistas para saber como! Saiba mais.

Encontre-nos também nas Redes Sociais:  

Twitter
Facebook
GooglePlus
Youtube

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.