• 11/05/2018
  • 0 Comentários
  • POR Polifrete

Um case de sucesso com cargas e fretes que você não vai acreditar!


O Transporte Rodoviário de Cargas – TRC é responsável por mais de 60% do volume de mercadorias movimentadas no Brasil, com o seu custo representando por cerca de 6% do PIB – Produto Interno Bruto do país.

Para as empresas, o deslocamento de carga pelas estradas nacionais equivale a mais da metade da sua receita líquida, chegando a mais de 60% da receita na Agroindústria (62%) e entre as indústrias de alimentos (65,5%). Portanto, é natural, o crescente interesse das companhias por inovações logísticas que otimizem e facilitem os serviços do setor, visto que, a logística é cheia de desafios, como: garantir estoques abastecidos com perfeita circulação das entregas, carregamentos e descargas, planejamento e organização e contato com transportadoras e caminhoneiros que atualmente vem sendo facilitado com o uso de aplicativos de carga.

Nessa era digital, todo mercado de transporte se modernizou e as companhias, transportadoras e motoristas precisaram acompanhar essa evolução para ganharem destaque nesse mercado competitivo, pois, com o consumidor mais informado, mais exigente e com expectativas maiores os modelos antigos de comunicação e vendas unilaterais não são mais eficazes. É necessário investir em serviços diferenciados para trazer sucesso ao seu negócio, é o caso da parceria entre o Polifrete e Algar Agro.

O Polifrete surgiu como uma startup, uma organização temporária com um modelo de negócios escalável e repetível a fim de desenvolver uma solução tecnológica para os problemas do dia a dia das empresas e mercados, proporcionando solução e automação de processos e a escalabilidade dos negócios.

O Polifrete, marketplace do Grupo Up Brasil, integra indústria e distribuidores a transportadoras e motoristas autônomos na plataforma, através de algoritmos inteligentes, fazendo com que o processo de contratação de fretes seja automatizado, gerando gestão e economia para as empresas.

A solução inovadora do Polifrete contempla hoje diversos clientes, nos mais diferenciados segmentos. Um deles é a Algar Agro uma empresa brasileira de agronegócio que está presente nos estados de Minas Gerais e Mato Grosso do Sul em que é case de sucesso.

A Algar Agro, além da produção, do processamento e da comercialização de grãos nos mercados interno e externo, tem como produtos-âncora, de fabricação própria, o óleo de soja ABC e os farelos de soja Fortpass e Raçafort. O mix de produtos alimentícios também contempla azeite de oliva, extrato e molho de tomate.

Ela possui em suas diretrizes a sustentabilidade e inovação, fomentando o desenvolvimento de projetos inovadores e garantindo que seus processos e soluções sejam sustentáveis, preservando o meio ambiente, garantindo às futuras gerações a continuidade e sucesso do negócio e hoje através da plataforma Polifrete a Algar Agro vem trazendo inovação e gerando economia com simplicidade e transparência.

Mas qual problema o Polifrete resolveu para a Algar Agro?

Através do aplicativo Polifrete a Algar Agro pode contratar transportadoras para embarcar seus produtos.

Vejamos como seria a contratação de frete sem o Polifrete:

Sem inovação nos processos; todos os fretes são contratados via e-mail ou telefone, o gerente não tem sucesso ao tentar analisar dados com precisão sobre a quantidade de volume, com quem fechou, porque fechou, se obteve prejuízo, quanto gerou de economia, se estão pagando frete adequado ao mercado ou se a quantidade de parceiros atende o crescimento.

Vejamos como é a contratação de frete com o Polifrete:

A Algar Agro lança suas ofertas no Polifrete;
O aplicativo Polifrete notifica várias transportadoras e inicia um leilão;

Quando a indústria escolhe a transportadora que ela deseja, uma mensagem é enviada para a transportadora contemplada como serviço;

Depois do fechamento do negócio a transportadora recebe um documento de liberação de embarque na tela do smartphone.

Veja agora alguns dados sobre o Polifrete:

Comunicação com os fornecedores;

Aumento da participação de mercado das transportadoras nos volumes Algar Agro;

Volumes negociados na plataforma;

Valor negociado pela plataforma;

Benefícios trazidos:

  • 10% de economia em 8 meses, o que equivale a R$ 7,2 milhões ;
  • O risco de fraude no processo de contratação foi eliminado;
  • Capacidade de embarque aumentada;
  • Transparência e clareza nos negócios;
  • Simplicidade aos usuários;
  • Auditoria;
  • Relatórios em tempo real;

De acordo com Felipe Fernandes da área de Gestão de Fretes para Agroindústria da Algar Agro o Polifrete surgiu de uma idéia a quatro mãos. É uma startup que vem operando com outro modo de captar motoristas no mercado e procurou a Algar Agro pra oferecer sua ferramenta e dessa ferramenta que já é existente e utilizada pelo mercado a Algar Agro adaptou às suas demandas.

A demanda da Algar Agro é basicamente trazer mais parceiros para conhecer e atuar nos volumes de movimentação, seja no Sudeste, seja no Nordeste. Então o Polifrete tem sido fundamental para alavancar seus volumes e principalmente para trazer padronização, clareza e objetividades nas nas contratações de frete. Desde que a Algar Agro opera com essa ferramenta, as negociações tem sido muito mais efetivas e os volumes

tem saído de forma mais saudável tanto no abastecimento da fábrica, como nos volumes que saem para exportação.

Conheça o Polifrete! Clique aqui para solicitar uma demonstração.

Encontre-nos também nas Redes Sociais:  

Twitter

Facebook

GooglePlus

Youtube

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *