• 13/09/2018
  • 0 Comentários
  • POR Polifrete

O impacto da tecnologia nas operações logísticas no frete


A tecnologia em logística é um dos serviços que mais tem impulsionado as empresas rumo ao sucesso. Nas
operações logísticas de frete, ela avança otimizando processos, trazendo impactos positivos e é essencial, visto que, melhora a eficiência nos deslocamentos, torna as operações mais em conta e mais ágeis e atende as expectativas dos clientes.

A logística é um dos setores que mais tem se beneficiado dos avanços tecnológicos, por meio de soluções fornecidas pela Tecnologia da Informação e Comunicação  – TIC’s, através de serviços como: Sistemas de Gerenciamento de Transporte – TMS, Sistemas de Roteirização, Rastreamento e Monitoramento e Sistemas de Gerenciamento de Armazéns – WMS.

Para que você fique atualizado sobre as novidades do mercado que envolve tecnologias para o serviço de fretes, o Blog Polifrete explica para você como a tecnologia tem sido uma grande aliada nas operações logísticas de frete. Conheça um pouco mais sobre essas tecnologias:

Sistemas de Gerenciamento de Transportes – TMS: ferramenta com foco no controle do desempenho de cada uma das operações envolvidas no transporte, por meio de informações em tempo real fornecidas por GPS.

Em um momento no qual o consumidor busca cada vez mais rapidez e segurança na entrega de suas encomendas, esse recurso auxilia o gerenciamento de toda a frota de veículos e dos fretes, com base em informações integradas de custos, como a documentação, o acompanhamento dos funcionários, os materiais de consumo, os cálculos de valores de fretes e a emissão de relatórios de desempenho.

Sistemas de Rastreamento e Monitoramento: software moderno e completo que oferece  suporte para a análise de todas as informações fornecidas por  rastreadores. Ele é instalado por meio de módulos rastreadores via satélite em cada veículo da frota. Ele  estabelece uma conexão contínua durante as viagens, oferecendo benefícios como:

Controle de tráfego;
Consumo de combustível;
Ganho de credibilidade e confiança perante o consumidor;
Entregas mais rápidas e seguras;
Possibilidade de programar entregas;
Melhor controle da empresa sobre suas mercadorias e entregas;
Diminui a ansiedade e reclamações de clientes;
Velocidade média e instantânea;
Tempo gasto nas paradas. entre outros.

Sistemas de Roteirização: tem como principal função a otimização das rotas de viagens, e se encarrega de fornecer as melhores alternativas de trajetos com base em mapas digitais.

Utiliza  informações de geolocalização que evita que caminhões transitem por locais perigosos, desviem de rodovias e estradas em más condições e sigam rotas desnecessárias, mais longas ou que possam gerar mais gastos para a empresa, como consumo de combustível e pedágios e desgastes do caminhão. A roteirização favorece e simplifica o cálculo do frete e do próprio prazo de entrega, que se torna bem mais preciso.

A criação de rotas e mapas inteligentes também otimiza o tempo de entrega e evita questões como o desgaste de um veículo e fadiga do motorista.

Geolocalização: com sistemas de geolocalização, as possibilidades se multiplicaram para o setor de logística. A geolocalização é usada para identificar e rastrear cargas e também gerar referências precisas sobre os veículos e os caminhoneiros. Ela dispensa o uso do antigo rádio e permite uma avaliação em tempo real sobre o status e o desempenho de cada transporte.

Sistemas de Gerenciamento de Armazéns – WMS: os processos internos também são essenciais para o sucesso do processo. Portanto, o cuidado dos armazéns e centros de distribuição também deve ganhar atenção. A partir dos “WMS” é possível fazer a gestão de diversos pontos de apoio da logística, como:

Estocagem;
Fluxos de entregas;
Localização de produtos nos armazéns;
Separação e expedição de mercadorias;
Suporte logístico.

Internet das Coisas – IoT: a IoT, é muito eficaz na proposta de melhorar processos e está transformando os serviços de logística e transportes. Com a complexidade de diferentes processos, como a segurança de passageiros, gestão de frotas para processos de montagem e prazos de entrega, a cada dia é mais necessário ações que ofereçam mais informação, segurança e formas de organização.

A Internet das coisas – IoT é eficiente pois com ela, é possível conectar todos os dispositivos em uma rede centralizada, oferecendo a chance de capturar e compartilhar dados de projetos, permitindo o acompanhamento em tempo real das operações.

Comunicação através das Redes Sociais: Muitas empresas estão incorporando-as em seus processos para ganhar mais visibilidade e novas oportunidades de negócio. Aplicativos de mensagem otimizam a comunicação entre empresa e clientes, bem como entre a instituição e seus colaboradores, o que é extremamente útil para a logística, uma vez que os funcionários também realizam atividades externas.

A presença digital é muito importante para interagir com clientes, responder dúvidas, comunicar acidentes que podem alterar as datas de entrega, otimizar o status dos envios, entre outras informações.

A empresa pode também comunicar com sua equipe de forma mais eficiente, tomando conhecimento de imprevistos e situações com rapidez. A comunicação eficaz é um elemento chave para uma boa logística.

Experiência do cliente: a tecnologia, com todos seus recursos contribui para que a empresa obtenha um lugar de destaque no mercado. Negócios que apostam em modernização e uso de tecnologias conseguem entregar aos seus consumidores uma experiência de compra mais confortável e satisfatória, o que, nos dias de hoje, é considerado um importante diferencial competitivo.

O mercado é concorrido e seletivo e desprezar o papel da tecnologia é, de certa forma, atrasar os avanços de sua empresa e perder uma grande aliada para a redução de custos dos transportes. Enfim, com a globalização e a facilidade do acesso à informação, o consumidor está cada vez mais exigente e seletivo, e isso demanda que as empresas estejam preparadas para satisfazer suas expectativas.

A equipe do Blog Polifrete, espera ter ajudado na compreensão do porquê de se apostar em tecnologia nas operações logísticas de frete e o quanto ela é essencial para o sucesso de seu negócio.

Precisando contratar fretes? É possível você economizar em média 7% com a contratação de fretes rodoviários. Fale com um de nossos especialistas para saber como! Saiba mais.


Quer saber mais sobre Logística?



Encontre-nos também nas Redes Sociais:  

Twitter
Facebook
GooglePlus
Youtube

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *