• 28/11/2017
  • 0 Comentários
  • POR Polifrete

Rastreadores por chip ou por satélite? Entenda a diferença!

 

Solução interessante tanto para usuários domésticos quanto para empreendedores é o rastreador veicular, sistema de grande auxílio na segurança de veículos e oferece diversos benefícios para a gestão de frotas, mas para quem ainda é leigo no assunto, e começou agora a pesquisar uma solução para seus veículos, surge a dúvida: qual a diferença entre um rastreador com comunicação por satélite e por chip?

A equipe do Blog Polifrete irá tirar a sua dúvida. Ambos são muito funcionais e tem vantagens e desvantagens.

Os rastreadores por satélite são, normalmente, utilizados por empresas gerenciadoras de risco, que transportam cargas de alto valor, e que não podem, de forma alguma, depender de uma área de sombra. Neste modelo o equipamento capta a posição do veículo via GPS (satélite) e se comunica com o sistema também através de satélite. Eles são chamados de Rastreadores 100% satelitais.

Já os rastreadores de comunicação por chip (GSM) são, normalmente, utilizados por empresas prestadoras de serviços, que precisam gerenciar sua frota de veículos com o objetivo de reduzir custos e aumentar a produtividade. Este modelo também capta a posição do veículo via GPS (satélite), mas se diferencia pelo fato da comunicação com o sistema ser feita através dos dados GPRS (chip de celular GSM).

Confira as características de cada modelo:


Rastreadores por satélite (100% satelitais):

  • Cobertura em todos os locais com área aberta;
  • Não funciona em túneis e subsolos;
  • Comunicação atualizada de 5 em 5 minutos;
  • Equipamento grande. A antena fica externa e aparente;
  • É necessário fazer a compra do equipamento;
  • Antena GPS externa e aparente.

 

Rastreadores com chip de celular:

  • Cobertura em quase todos os locais com área aberta (devido áreas de sombra);
  • Se tiver sinal de celular, funciona em túneis e subsolos;
  • Comunicação atualizada de 30 em 30 segundos;
  • Equipamento pequeno. Nada fica aparente. Instalação sigilosa;
  • Não é necessário comprar o equipamento;
  • Este tipo de rastreador com chip (GSM), toda vez que o veículo entrar em uma área de sombra, ele irá armazenar todos os dados de localização e atualizar automaticamente o sistema após voltar o sinal.

 

Custo-benefício

O custo-benefício de cada um desses serviços vai depender da finalidade e da disponibilidade de investimento financeiro. Geralmente o rastreador veicular via satélite é utilizado por empresas que trabalham com gestão de frotas amplas. Isso porque o custo da aquisição e manutenção do rastreamento por satélite é mais expansivo. Já no caso do uso doméstico ou por empresas que precisam economizar e dinamizar a segurança e gestão de frotas, o rastreador por chip é a alternativa preferida.


Estabilidade

O rastreador veicular via satélite pode apresentar maior estabilidade em sua cobertura, devido à amplitude do próprio sistema. Por outro lado, o rastreador via chip varia a sua estabilidade conforme a operadora de celular. Quanto maior for a cobertura da operadora de celular, mais estável será a abrangência do rastreador por chip. No caso de áreas de túnel e subsolo, não há diferença entre rastreador veicular GSM e GPS: ambos não funcionam nesses casos, mas os dados permanecem armazenados para recuperação do trajeto quando eles saem dessas zonas.


Acompanhamento

O rastreador veicular via satélite demanda a contratação de uma empresa e ela que gerenciará o rastreamento. Esse fator tem a vantagem de contar com um serviço especializado e sistemático, que um amador não possui. Já o rastreador por chip funciona por conta de quem o adquiriu. Entretanto, o funcionamento dos sistemas que acompanha esse rastreador são intuitivos e atende às mais diversas demandas.

A equipe do Blog Polifrete espera ter auxiliado em relação a essa dúvida, haja vista,  são soluções interessantes tanto para usuários domésticos quanto para empreendedores na questão da segurança dos veículos e os diversos benefícios oferecidos na gestão de frotas.

Conheça a nossa plataforma e utilize o nosso aplicativo Polifrete! Clique aqui para baixar

Encontre-nos também nas Redes Sociais:  

Twitter

Facebook

GooglePlus

Youtube

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *