• 28/07/2017
  • 0 Comentários
  • POR Polifrete

Entenda o que é a logística de nicho

A ideia por trás da logística de nicho envolve a especialização em um único produto ou serviço, ou ainda focar no atendimento de áreas que outras empresas não atendem (afastadas, ou de risco, por exemplo). O objetivo é conseguir atender os clientes de maneira customizada e mais eficiente.

Para isso, é necessário investir em conhecimento sobre os itens e ainda alcançar o reconhecimento do mercado como sendo o melhor no tratamento de determinada mercadoria. Outra possibilidade é conseguir planejar uma logística de entrega em locais em que há grande dificuldade no acesso.

 

Como começar a trabalhar com a logística de nicho

 

O primeiro passo é estudar bem o mercado que você deseja atuar. O ideal é que já se tenha algum conhecimento sobre o assunto ou contatos no mercado. Na logística de nicho são os detalhes que fazem a diferença, por isso, antes de começar, tenha a certeza de que será capaz de prestar um serviço diferenciado.

Com o conhecimento consolidado, treine bem as equipes para atuar com a logística de nicho. No caso do transporte de mercadorias em favelas, por exemplo, o ideal é que os funcionários sejam moradores da própria comunidade, por já conhecerem como de de ser o comportamento dentro do complexo.

Outro ponto importante é verificar o ROI da operação. Pode acontecer de não valer a pena atuar com logística de nicho em determinado mercado por conta dos custos elevados e o baixo potencial de clientes. Nesse caso, não vale a pena investir neste nicho.

 

Vantagens da logística de nicho

 

A logística de nicho apresenta diversas vantagens. Entre elas está a possibilidade de ser mais efetivo e confiável no manuseio e transporte da mercadoria, uma vez que pressupõe-se que a empresa de logística conhece a fundo o mercado e as especificidades dos produtos trabalhados naquele determinado segmento. Ao mesmo tempo, estruturas e veículos podem ser adaptados para receber as cargas seguindo suas características, evitando problemas e aumentando a qualidade do serviço prestado.

Para ser considerada especialista em determinado nicho, a empresa de logística precisa, portanto, conhecer bem o mercado que pretende atender e ser reconhecida como a melhor fornecedora naquele setor. Isso inclui serviços de armazenamento e transporte, além de estruturas como modais e ferramentas tecnológicas especializadas, que devem ser personalizadas para atender as demandas específicas dos produtos fabricados pelo nicho.

Por outro lado, a logística de nicho também é válida para a entrega de produtos em locais diferenciados, onde a maior parte das outras empresas não consegue chegar. Em geral, locais de difícil acesso têm alta demanda por empresas que fazem entrega de produtos, configurando um mercado de alto potencial para a logística.

 

Como vimos, é de extrema importância fazer um estudo completo de mercado antes de partir para a logística de nicho, porque os detalhes fazem toda a diferença. Feito toda a preparação, é se acostumar a atender os clientes de maneira customizada e mais eficiente.

 

cifXfob-cta

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *