• 03/11/2017
  • 0 Comentários
  • POR Polifrete

Gestão Logística 4.0

Passou-se o tempo em que profissionais de diferentes setores econômicos associavam a logística exclusivamente ao transporte de cargas e produtos. Na verdade uma gestão eficiente engloba um fluxo muito mais completo, onde o mercado mostra-se cada vez mais competitivo e as empresas necessitam de melhorias na estruturação de seus centros de distribuição para atender os clientes.

É aí que entra o conceito de logística 4.0, com a interconexão de processos e a junção do movimento que acontece fisicamente ao seu registro digital, ultrapassando limitações de sistemas e em tempo real. Seu principal objetivo é aliar diferentes sistemas, que falam diferentes linguagens, mas que ainda não se tornaram padrão no mercado.  A adoção de tecnologia, e o desenvolvimento de profissionais com visão analítica, potencializam os resultados apurados com conceitos de Big Data e Cloud Computing, e quem dominar isso antes sairá na frente na disputa de mercado e adoção de melhores práticas.

Não se pode também falar de logística 4.0 sem se falar do termo Industry 4.0, adotado inicialmente na Alemanha que aborda a formação de “redes inteligentes” incorporadas às cadeias de suprimentos e ambientes de manufatura, ou seja, sistemas com capacidade de autodiagnóstico, autoconfiguração e auto-otimização, onde todo esse conceito pode ser entrelaçado com o desenvolvimento de aplicativos para a IoT, em um sinal de que a complexidade das redes que ligam fornecedores, manufatura e os clientes avança de forma considerável. Acredita-se que tal conceito será ampliado para os limites da cadeia de suprimentos, instituindo assim uma Integração Total.

É, a logística 4.0 marcando presença! Ela vai além do aumento da eficiência, redução de custos e da criação de vantagens competitivas. É preciso ter padronização de ponto a ponto, planejamento contínuo e maior poder de reação às mudanças em meios de produção e de consumo. O momento 4.0 da logística não é tendência, é factual, é agora, é a realidade batendo na porta das empresas. Trata-se de uma logística inteligente, conectada, tecnológica e, claro, muito rápida. Para dominar o mercado e estar à frente da concorrência é necessário investir não só em novas soluções logísticas dotadas de tecnologia de ponta, mas também no desenvolvimento de profissionais que saibam receber, analisar e agir rapidamente. Por isso hoje o Polifrete lhe apresenta as principais vantagens da logística 4.0 para que você também esteja sempre a frente. Confira:

 

  • O modelo de gestão logística 4.0 reduz a perda de ativos, pois se conhecem os problemas dos produtos em tempo para encontrar uma solução;

 

  • Gera economia de custos de combustível, ao tornar imprescindível a otimização de rotas de frota e o monitoramento das condições de tráfego;
  • Identifica melhor a visão do usuário, com sensores incorporados fornecendo visibilidade sobre o comportamento do cliente e uso do produto;

 

  • Cria eficiência de frotas, reduzindo as redundâncias; assim como, oferece o melhor gerenciamento do estoque do armazém, com o monitoramento de inventários.

 

A presença da tecnologia digital cria uma série de oportunidades, mas também traz grandes desafios. A alta conectividade, o fácil acesso às informações e a proximidade com a tecnologia móvel vêm moldando um perfil impaciente e acelerado de clientes finais para o setor. Seja para monitorar os padrões de consumo dos clientes, controlar a operação logística, comprar com mais precisão ou reduzir gastos operacionais.

 

A tecnologia já não é apenas um diferencial competitivo importante, mas, sim, condição quase obrigatória para a eficiência do setor, requerendo soluções de ponta a ponta, ou seja, desde o recebimento e descarregamento de seus caminhões, armazenagem interna, transporte interno e despacho, utilizando-se de inúmeros dispositivos e ferramentas existentes de maneira eficiente para melhorar o desempenho e alavancar os resultados.

Conheça a nossa plataforma e utilize o nosso aplicativo Polifrete! Clique aqui para baixar

Encontre-nos também nas Redes Sociais:  

Twitter

Facebook

GooglePlus

Youtube

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *