departamento logístico
  • 16/11/2016
  • 3 Comentários
  • POR Polifrete

Como gerenciar equipes em departamentos logísticos

 

A competitividade do mercado e a complexidade inerente às relações comerciais fazem dos detalhes algo crucial na busca pelo bom desempenho dos negócios. A evolução de departamentos, como por exemplo vendas e marketing, contribuíram para mudar o mindset corporativo, mas para agregar maior valor aos produtos e alcançar margens favoráveis é fundamental o desenvolvimento do departamento logístico como um todo.

O setor, considerado estratégico pelas empresas brasileiras, é um dos principais responsáveis por oferecer produtos de qualidade com o menor custo possível ao cliente, proporcionando a melhor relação custo-benefício tanto para o consumidor quanto para a empresa. Diante dessa importância, as corporações têm buscado cada vez mais investir em tecnologias que consigam aumentar a eficiência de máquinas, equipamentos, estruturas físicas e também de gestão de processos e pessoas ligadas à logística.

Nesse ponto, é importante que os todos colaboradores do departamento logístico envolvidos no processo, independente do nível hierárquico ocupado, tenham um conjunto de habilidades e conhecimento em relação às atividades desenvolvidas para que os resultados sejam sempre positivos. Do ponto de vista da empresa, o desenvolvimento de uma cultura corporativa forte e orientada às pessoas é fundamental para a conquista de bons resultados, refletindo diretamente no crescimento sustentável da organização.

A capacitação profissional no departamento logístico

Uma pesquisa realizada no setor logístico em 2013 pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) revelou que 63% dos entrevistados afirmaram que empresas não oferecem nenhum tipo treinamento aos colaboradores. O levantamento mostrou ainda que os profissionais da área reconhecem a necessidade de aprender mais sobre Supply Chain e veem como indispensável a capacitação voltada para a tomada de decisões estratégicas e relacionamento com o público externo. Nesse sentido, os gerentes também relataram que é grande a dificuldade de encontrar profissionais que sejam qualificados e alinhados aos objetivos procurados pelos gestores no mercado.

Esse levantamento feito pela FGV retrata o quanto é fundamental que o profissional do departamento logístico possua conhecimentos multidisciplinares e consiga desenvolver uma visão holística da empresa onde trabalha. Para que isso aconteça é preciso que o líder, como representante da organização dentro das equipes de trabalho, consiga fazer com que os colaboradores se sintam parte do time, ouvindo e implementando sugestões dos mesmos sempre possível. Além disso, a criação de programas voltados para a capacitação dos profissionais é um dos grandes responsáveis pelo sucesso organizacional.

Todo esse processo precisa ser contínuo e orientado principalmente ao autodesenvolvimento e tomada de decisões mais complexas. É importante ainda que as empresas realizem diagnósticos levantando as necessidades de treinamentos a fim traçar um plano organizado de ação, envolvendo todos os níveis hierárquicos e seus respectivos envolvidos.

Treinamentos em Logística

O desenvolvimento dos colaboradores está diretamente relacionado ao sucesso de uma organização e os treinamentos representam uma forma de enxergar além do presente,  vislumbrando um futuro de novas oportunidades. Esses momentos de aprendizado contribuem para superação de metas e aumento da qualidade dos serviços oferecidos uma vez que a atualização profissional e o compartilhamento de novidades funcionam como um fator de motivação para os membros do departamento logístico.

Normalmente, é durante a capacitação que os colaboradores conseguem compreender os valores e a filosofia da organização, além de gerar o aprimoramento de conhecimentos e competências sobre assuntos que contribuem para a construção de uma visão holística, algo muito desejado pelos gestores de logística. Muitas são as opções de treinamento que estão disponíveis no mercado para serem aplicados nas empresas logísticas. Por isso, cabe aos líderes de equipe avaliar e encontrar os treinamentos mais indicados para suas equipes, de acordo com os objetivos propostos. Conheça algumas dessas opções de treinamento e o que elas podem agregar ao seu time de trabalho:

 

  • S&OP- Planejamento de Vendas e Operações: Este treinamento é indicado para apresentar uma das principais formas de realizar planejamento integrado: o S&OP. Nesse processo, as informações dos mais setores de uma empresa, como financeiro, vendas, produção, entre outros, são coletadas e analisadas para a criação de planos funcionais voltados para cada departamento. As técnicas e conceitos adquiridos em um curso como esse capacita o profissional de logística para conduzir e implementar todo o processo de S&OP dentro de uma empresa.
  • Logística Fiscal e Tributária: Essa capacitação tem como principal objetivo habilitar os profissionais do setor fiscal e tributário a entender questões importantes do direito tributário e o que deve ser levado em conta para o planejamento das operações logísticas.
  • Gerenciamento Estratégico de Transportes e Frotas: O transporte responde por um dos maiores custos de atividade logística, por isso este é um assunto estratégico para as empresas. Um treinamento direcionamento para gestão de transportes e frotas busca equilibrar as relações comerciais e operacionais, além de qualificar os profissionais da área sobre a estruturação, gerenciamento, controle de custos, gestão de serviços e relacionamento comercial.
  • Logística de Suprimentos: Um curso voltado para Logística de Suprimentos consegue passar os conceitos e posicionamento estratégico de suprimentos através de estratégias, além de técnicas com foco em resultado ao gerenciamento na cadeia de abastecimento
  • Gestão de Estoques: Com este treinamento é possível viabilizar uma gestão de estoques eficiente através de técnicas com previsão de demanda e variações de consumo baseado no aumento ou diminuição da utilização. Além disso, é possível melhorar o entendimento da relação entre vendas, gestão de materiais e produção a fim de aumentar a performance dessas três áreas da logística.

Com isso, é possível concluir que uma gestão de equipes feita de modo estratégico pode representar um ponto de equilíbrio importante para as empresas, uma vez que busca entender os colaboradores a partir do contexto no qual estão inseridos. Essa ação, que alinha a satisfação pessoal e profissional, pode alavancar as mudanças e tomadas de decisões que os líderes de equipes do setor logístico tanto buscam e necessitam.

departamento logistico

3 Comentários para "Como gerenciar equipes em departamentos logísticos"

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *