• 24/05/2017
  • 0 Comentários
  • POR Polifrete

Dicas para economizar combustível em sua frota de caminhões


Quando o assunto é logística, a palavra economizar é muito bem-vinda. Porém, desde que não interfira na qualidade das entregas, as empresas fazem de tudo para diminuir os custos.

Junto a outras ações, economizar combustível em uma frota pode ser a chave para reduzir os custo do seu negócio. A questão é que, nem sempre, esse tipo de corte se torna prioridade ou, ainda, a questão não entra em pauta no dia a dia da empresa. Pensando nisso, separamos algumas dicas que podem te ajudar a reduzir os gastos com combustível da frota.

 

Faça um planejamento de rotas

Um dos motivos que fazem com que os custos com os combustíveis da frota sejam maiores do que o necessário é o planejamento das rotas utilizadas, que muitas vezes se mostram ineficientes. Isso faz com que, muitas vezes, o motorista acabe realizando um percurso maior do que o necessário para realizar as entregas.

Falta de atualização do banco de dados dos clientes e a utilização de mapas desatualizados, além do desconhecimento sobre quais rotas são mais seguras, eficientes e com melhores condições de trânsito são alguns dos fatores que contribuem para o planejamento inadequado das rotas a serem percorridas. Assim, é muito importante manter-se atualizado e pensar junto com a sua equipe sobre as alternativas mais inteligentes para a sua gestão de frotas.

 

Fique atento ao peso do carregamento

Quanto mais pesado estiver o veículo, mais dificuldade ele encontrará para vencer a resistência do ar e, portanto, mais combustível terá que ser consumido. Por isso, o ideal é atentar-se ao peso de transporte e garantir que a frota tenha cargas que estejam dentro dos limites permitidos para cada veículo. Dessa forma, a frota não perde em eficiência e sua empresa pode economizar combustível.

 

Faça manutenções periódicas

As manutenções periódicas ajudam a encontrar determinados problemas antecipadamente para que seja possível realizar o conserto antes que eles se desenvolvam e acarretem em maiores prejuízos. Isso acontece porque algumas peças — como o filtro de ar e o filtro de combustível — contribuem para o aumento do consumo de combustível quando não estão funcionando adequadamente.

 

Verifique a calibragem dos pneus

Oriente sua equipe sobre a necessidade de verificar a calibragem dos pneus pelo menos uma vez a cada semana, variando de acordo com a necessidade de cada frota. Os pneus com uma pressão abaixo do limite adequado podem elevar o gasto com combustíveis em até 4%.

Esta simples medida, além de ajudar a economizar combustível, contribui para o aumento da vida útil dos pneus e adia os custos com a reposição dessas peças. No fim das contas, uma economia dupla para o seu negócio.

 

Evite a “banguela”

Aquele costume antigo de deixar o carro em ponto morto em descidas, a “banguela”, é coisa do passado. O veículo deve ficar sempre engrenado. Assim, gasta menos combustível do que se estiver em ponto motor. A injeção eletrônica identifica que não é preciso aceleração e corta o combustível.  Evitar a banguela também é questão de segurança porque o carro aproveita o freio-motor.

 

Fique de olho nos preços

Sabemos que entre um posto de abastecimento e outro pode haver uma diferença considerável nos preços. Alguns deles oferecem, inclusive, preços especiais para clientes fidelizados.

Negocie com esses fornecedores e procure fechar parcerias de médio prazo que podem trazer benefícios para seu negócio. Essa é uma excelente forma de economizar combustível e fornecer uma fonte segura de abastecimento para os seus motoristas.

 

Faça manutenção da frota regularmente

Não é preciso ser motorista de anos de estrada para saber que um veículo desregulado consome muito mais combustível do que o ideal. Imagine, então, se ao invés de um veículo a maioria da sua frota sofrer com esse mesmo problema. Ampliando para mais veículos teremos, também, um significativo aumento de custos.

Sempre que possível, administre a performance de cada veículo utilizado na sua frota, mantenha relatórios trimestrais sobre seu desempenho e consumo, além de identificar aqueles que necessitam passar por algum tipo de manutenção.

 

Escolha os veículos adequados para tipo do carregamento

Na hora da compra, saber escolher corretamente o tipo de veículo, assim como a marca e o modelo podem promover significativas reduções de combustível. Ainda, dependendo do tamanho da frota que a sua empresa tem, essa economia pode representar valores consideráveis todos os meses. (Veja nosso post sobre os diferentes tipos de transporte de cargas).

 

Treine os motoristas

Pegando o gancho da dica que citamos acima, sobre não usar a “banguela”, é preciso treinar os motoristas de uma forma geral.

O consumo se relaciona diretamente com os hábitos do motorista e de como ela desempenha sua função. Utilizar a marcha errada ou uma velocidade alta demais, por exemplo, são duas atitudes que aumentam o consumo de combustível.

Por isso, o ideal é realizar treinamentos com os motoristas e estabelecer boas práticas de condução de modo que a economia comece logo atrás do volante.

Economizar combustível é possível com medidas rápidas e eficientes, como treinamento dos motoristas, otimização das rotas, manutenção preventiva dos veículos e também pesquisa de preços. Dessa forma, sua gestão de frotas se torna mais eficiente e a empresa experimenta uma desoneração benéfica em seus processos logísticos.

 

Polifrete_CTP_Ebook_Frotas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *